Análise do Processamento Automático de Textos em Chatbots escritos por Pessoas Surdas que usam Português como Segunda Língua
Chatbots. Processamento de Linguagem Natural. Acessibilidade.
Os avanços contínuos na tecnologia dos chatbots têm sido notáveis, porém persistem desafios em diversas áreas. Uma dessas áreas em aberto diz respeito à acessibilidade, especialmente no que se refere à “GLOSA”. Este estudo concentra-se na análise da comunicação escrita por usuários cujo português é sua segunda língua, e que é transcrita em “GLOSA”. O objetivo central é avaliar as soluções existentes de chatbots disponíveis no mercado em termos de acessibilidade e propor uma solução que possa melhorar a experiência de acesso para esses usuários. A pesquisa foi embasada em extenso levantamento na literatura, abordando a acessibilidade em chatbots e a aplicação da glosa na comunicação escrita. Essa análise revelou os desafios dos usuários com português como segunda língua e os requisitos para tornar os chatbots mais acessíveis. Além disso, o trabalho irá atuar na construção do chatbots, onde serão utilizadas técnicas avançadas de Processamento de Linguagem Natural (PLN), Grandes Modelos de Linguagem (LLM) e Inteligência Artificial (IA). Essas técnicas visam melhorar a capacidade dos chatbots em compreender e gerar respostas mais precisas e contextuais, contribuindo assim para uma experiência de comunicação mais eficaz para os usuários com português como segunda língua e tornam os chatbots mais inclusivos e acessíveis.