ESTRATÉGIAS DE NAVEGAÇÃO EM FÓRMULAS MATEMÁTICAS NA WEB PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Deficiência visual. Software leitor de telas. Fórmulas Matemáticas. Estratégias de Navegação
Devido à evolução de recursos tecnológicos, o acesso à informação tornou-se mais difundido para parte de pessoas com deficiência. Por este motivo, a localização de conteúdo didático digital como e-books, PDFs e materiais na Web tem possibilitado a todos o alcance do conhecimento. Entretanto, algumas barreiras ainda persistem em relação ao acesso de pessoas com deficiência à informação. Mesmo com o avanço tecnológico e disponibilização de diversos materiais em vias digitais com possibilidade de leitura por leitores de tela, conteúdos específicos como a matemática ainda são causa de problema para usuários destes sistemas. Devido à complexidade das notações matemáticas e sua natureza abstrata, a matemática é uma ciência que apresenta desafios para compreensão por meios que não sejam visuais. Sendo assim, a leitura de conteúdo matemático por meio de leitores de tela atualmente enfrenta problemas como ambiguidade e compreensão de fórmulas longas. Além disso, ainda que com problemas de leitura, poucos são os leitores de tela que oferecem suporte a leitura deste tipo de conteúdo. No caso da língua Portuguesa, a situação ainda é mais grave, com nenhum suporte atualmente para leitura de fórmulas matemáticas nos leitores de tela comerciais e livres de ampla utilização. A compreensão da leitura de fórmulas por meio de síntese de voz ainda apresenta desafios pela falta de possibilidade de obter visão geral sobre os conteúdos e pela limitação da natureza sequencial da síntese de voz. Desta forma, este trabalho se propõe a investigar estratégias de navegação dentro da estrutura de fórmulas matemáticas que apresentem alternativas para os problemas apresentados pelos métodos de navegação atuais. Sendo assim, a elaboração da estratégia se dará por meio de um processo metodológico envolvendo entrevistas com pessoas com deficiência com diferentes níveis de escolaridade, conhecimento matemático e tipos de deficiência visual. Além disso, a pesquisa conta com o desenvolvimento de um mapeamento sistemático visando uma análise literária envolvendo uma busca por estratégias de navegação utilizadas em páginas Web e estratégias atuais de navegação em conteúdo matemático, suas fragilidades e seus pontos fortes. A partir dos elementos identificados, o projeto envolverá o desenvolvimento de protótipo baseado em software leitor de telas de código aberto e testes de usabilidade com pessoas com deficiência visual.