LOGICARD: UM JOGO DE CARTAS DESPLUGADO PARA ENSINO E APRENDIZAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Jogos desplugados. Ensino de programação. Aprendizagem baseada em jogos. Computação na educação básica. Recursos educacionais desplugados.
A importância do ensino de computação cresce à medida que as tecnologias digitais aumentam. No Brasil, com a aprovação do Parecer CNE/CEB 2/2022, o ensino de computação entra oficialmente na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Para isso se faz necessário a adaptação de currículos, estratégias, ferramentas e técnicas para a inserção da computação no ensino básico.
No Brasil, assim como muitos países do hemisfério sul, é notável a desigualdade no acesso à tecnologias de informação e comunicação, assim como a ausência de recursos digitais nas diversas regiões do Brasil, isso é mais um desafio que alguns professores encontram nas salas de aula.
Jogos, jogos sérios e aprendizagem baseada em jogos são ferramentas e técnicas que potencializam a aprendizagem dos alunos, pois se tornam parte do processo de aprendizagem.
Tendo em vista as barreiras e dificuldades de acesso a recursos digitais os recursos educacionais desplugados são alternativas eficazes para aprimorar o ensino. Este estudo tem como objetivo explorar e validar a hipótese de que um jogo físico de cartas pode ser uma solução viável e eficiente para ensinar programação de forma desplugada.
Para isto, propõe-se a condução deste trabalho utilizando a metodologia da Engenharia Didática para inicialmente caracterizar o estado da arte, realizando um mapeamento sistemático da literatura, para avaliar e desenvolver um jogo desplugado, que será avaliado por especialistas e aplicado em sala de aula para a observação, coleta de dados e validação da eficácia e eficiência do jogo desplugado para o ensino de programação na educação básica.
Com resultado preliminar foi desenvolvido um mapeamento sistemático da literatura. O resultado do mapeamento aponta um lacuna em relação à exploração de abordagens desplugadas frente abordagens digitais no contexto de jogos para ensino de programação. Apenas 5\% dos estudos identificados abordam recursos desplugados ou mistos.