Jogos desplugados. Ensino de programação. Aprendizagem baseada em jogos. Computação na educação básica. Recursos educacionais desplugados.
A importância do ensino de computação cresce à medida que as tecnologias digitais se expandem, culminando no Brasil com a sua inserção na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Contudo, a desigualdade no acesso a recursos digitais impõe um desafio significativo para a implementação do ensino de computação. Diante deste cenário, os recursos educacionais desplugados surgem como alternativas eficazes. Este estudo tem como objetivo descrever a concepção e avaliação do uso de um jogo de tabuleiro desplugado, o "CodeBô Desplugado Condicional" (CDC), para o ensino do conceito de estruturas condicionais ("SE" ou "IF") na educação básica. Para isso, utilizou-se a metodologia da Engenharia Didática, que norteou desde a caracterização do estado da arte, por meio de um Mapeamento Sistemático da Literatura (MSL), até a adaptação e aplicação do jogo em um experimento com grupos de controle e experimental. O MSL revelou uma lacuna na literatura, onde apenas 5% dos jogos mapeados para o ensino de programação utilizam abordagens desplugadas. O experimento em sala de aula demonstrou que, enquanto a abordagem tradicional foi eficaz na homogeneização do conhecimento da turma, a intervenção com o jogo foi capaz de elevar o desempenho geral do grupo, aumentando a mediana das notas. Além disso, a análise da percepção dos alunos, por meio do modelo MEEGA+, revelou altos índices de engajamento, motivação e usabilidade. Conclui-se que o jogo desplugado se mostrou uma ferramenta pedagógica viável e eficaz, contribuindo com um recurso prático e validado para um ensino de computação mais inclusivo e motivador.