ANÁLISE DO NÍVEL DE ADEQUAÇÃO DAS MATRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE COMPUTAÇÃO NO BRASIL AO MODELO DE COMPETÊNCIAS
educação em Computação, matriz curricular, referenciais de formação, Ensino Baseado em Competências
A Computação se configura como uma área dinâmica e inovadora, que exige dos profissionais uma constante atualização para uma atuação profissional adequadamente alinhada às demandas sociais e aos avanços ecnológicos. Para acompanhar as tendências do mercado de trabalho, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC) publicou, em 2017, um referencial de formação para os cursos de graduação em Computação, trazendo uma abordagem de conteúdos por competências, que visa a oferecer aos estudantes uma formação mais integrada, flexível e relevante para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. No entanto, a implementação dessa abordagem nas matrizes curriculares das Instituições de Ensino Superior (IES) não é uma tarefa simples e nem imediata, pois demanda uma ressignificação de concepções de ensino e de aprendizagem, um planejamento estratégico e uma gestão colegiada. Assim, o problema que norteia a discussão proposta neste trabalho se direciona para a análise das questões que estão implicadas no processo de implementação dessa abordagem nas matrizes curriculares dos cursos de Computação no Brasil. Neste trabalho, os objetivos principais são caracterizar o nível de adequação e de incorporação de matrizes por competências nos cursos de Computação no Brasil, bem como identificar as principais dificuldades e as melhores práticas para a aplicação dessa abordagem para a formação profissional dos discentes. Para a consecução dos objetivos propostos, este trabalho organiza-se metodologicamente por uma pesquisa bibliográfica, que contempla um levantamento de trabalhos correlatos ao tema pesquisado e de referenciais que discutem a questão do ensino por competências. Além disso, será realizada uma pesquisa documental, constituída pela análise de documentos de referências da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e projetos pedagógicos dos cursos da área de Computação (PPC) de diferentes universidades, utilizando um modelo de avaliação, para verificar como as competências são definidas, mapeadas e integradas aos currículos dos cursos de Computação. Com os resultados obtidos, espera-se construir um conjunto de recomendações mais sistematizadas, visando potencializar os benefícios associados à implementação do modelo de matrizes baseadas em competências nos cursos de Computação no Brasil. Além disso, busca-se contribuir para a melhoria da qualidade do ensino de Computação no país, e, por consequência, para a formação de profissionais mais capacitados, competentes e éticos para atuarem na área.