DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM SISTEMA MULTIAGENTE APLICADO À ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR EM INTERSEÇÕES URBANA
Veículos Inteligentes
Sistemas Multiagentes
O trânsito urbano moderno é caracterizado por sua complexidade e dinamismo, especialmente nas interseções, onde a confluência de diferentes fluxos de tráfego aumenta significativamente o risco de acidentes. A rápida expansão das infraestruturas de transporte, embora facilite a mobilidade diária e impulsione o desenvolvimento urbano, também exacerba os problemas de congestionamento e eleva os riscos de colisões, criando desafios cada vez maiores para a gestão eficiente e segura do tráfego em áreas urbanas. Esses desafios são particularmente acentuados nas interseções, que são pontos críticos de conflito e vulnerabilidade no sistema viário. Para enfrentar esses desafios, a utilização de ferramentas tecnológicas avançadas, como simulações de tráfego tem se mostrado essencial. Essas tecnologias permitem uma análise mais detalhada e precisa dos padrões de tráfego e das dinâmicas de interação entre veículos, oferecendo insights valiosos que podem ajudar na gestão de colisões em interseções. O objetivo principal deste estudo foi projetar e avaliar um sistema multiagente (MAS) aplicado à Assistência ao Condutor, com foco em garantir uma navegação segura em interseções urbanas, onde os riscos são mais acentuados. Para alcançar esse objetivo, o estudo utiliza o Java Agent DEvelopment Framework (JADE), que possibilita o design e a implementação de sistemas multiagentes, permitindo a modelagem de agentes autônomos que interagem em um ambiente simulado. O Simulation of Urban MObility (SUMO) é empregado para oferecer uma simulação detalhada das interações de tráfego em cenários urbanos complexos. A integração entre JADE e SUMO é facilitada pelo Traffic Simulation Manager Application Programming Interface (TraSMAPI), uma interface que permite coordenar e sincronizar a comunicação entre as duas plataformas.