USANDO O FENÔMENO DA DIFRAÇÃO DA LUZ PARA ENTENDER A DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA CRISTALINA DOS MATERIAIS POR MEIO DO USO DE RAIOS-X
Atividades experimentais, difração da luz, estrutura cristalina, difração de raios X, perfil conceitual.
O uso de atividades experimentais em sala de aula possibilita interesse e desenvolvimento de habilidades e ferramentas viabilizando melhor compreensão dos conceitos científicos, além de direcionar ao entendimento sobre a natureza da ciência levando à compreensão dos métodos científicos. Nesta perspectiva, este trabalho propõe o desenvolvimento de uma sequência didática adotando como metodologia atividades experimentais investigativas, abordando os temas de difração e interferência, visando a construção de materiais didáticos de fácil acesso. O desenvolvimento das atividades objetiva-se demonstrar a determinação de estruturas cristalinas por difração de raios X, utilizando como analogia a difração da Luz. A sequência didática é desenvolvida em quatro etapas, constituídas por nove aulas, as quais serão desenvolvidas em uma escola pública no terceiro ano do Ensino Médio. Os resultados obtidos com o desenvolvimento da sequência didática serão avaliados tendo como referencial teórico a teoria dos perfis conceituais de Mortimer (2000, 2014), buscando indícios da evolução destes perfis conceituais,
no que tange aos conceitos de estruturas cristalinas.