FÍSICA E MEIO AMBIENTE: PRODUÇÃO E CONSUMO RACIONAL DE ENERGIA
Ensino de Física. Educação Ambiental. Usinas Elétricas.
A produção e o consumo racional de energia no ensino de física, se relaciona com a
educação ambiental no sentido de ir além dos conteúdos clássicos estudados em sala
de aula, favorecendo assim, analisar também as relações sociais em dimensões éticas,
políticas, econômica e tecnológica e sua relação com o meio ambiente. Com o objetivo
geral de identificar concepções em educação ambiental dos alunos, foi montada uma
sequência didática que parte da questão do aquecimento global, estudando o efeito
estufa e relacionando a emissão de gases poluentes com o processo de obtenção e
consumo de energia, direcionando para o estudo das usinas elétricas, que abordará as
transformações de energia e o princípio de conservação de energia, ao prosseguir os
estudos, a classificação de fontes de energias renováveis e não renováveis. Durante
todo o processo o foco maior foi nas usinas hidrelétricas, uso racional de energia elétrica,
trabalhando as questões de consumo nos diversos setores da sociedade, sem perder
o foco na questão ambiental. Especificamente foram analisadas as concepções dos
alunos, inspiradas nas categorias de educação ambiental conservadoras, pragmáticas
e crítica, buscando-se observar um possível desenvolvimento para uma concepção
crítica em alguma dimensão de análise. A pesquisa de caráter qualitativo e descritiva,
constitui na interpretação das “mensagens” colhidas das escritas dos alunos bem como
gravações e anotações feitas pelo pesquisador durante todo o processo. Identificou-se
que as questões ambientais nao faziam parte de um conhecimento sistematizado
pelos alunos, as primeiras manifestações a respeito do tema eram associados com
notícias da mídia televisiva e estas, por sua vez, possuiam um caráter identificado
como conservador. Entretanto, perce-se que durante o processo, em acordo com
as intencionalidades da sequência didática as (questões) sócio ambiental se fazem
presente e relacionam-se com questões de caráter político e econômico. Portanto,
justifica-se a realização desta proposta com base no pressuposto de que a Educação
Ambiental, apontada como tema transversal, permite evidenciar a Física como área do
conhecimento que possibilita a compreensão do mundo, indo além do ambiente físico
e biológico, incluindo as relações sociais.