Discutindo conceitos de ondulatória a partir de uma encenação musical no ensino médio
Teatro científico, dinâmicas teatrais, grupos colaborativos, ondulatória.
Nesse trabalho é feita uma abordagem de conceitos de ondulatória, que faz parte da
pesquisa de mestrado realizada em uma turma do ensino médio, através da metodologia
do teatro científico, teve como objetivo, verificar se o planejamento, produção e execução
de uma sequência didática intencionada, possibilita uma aprendizagem conceitual e
ativa dos conceitos fundamentais relacionados ao tema. Foi construída uma sequência
de sete aulas elaboradas e desenvolvidas sobre a temática na forma de dinâmicas
teatrais. Como fechamento das atividades, foi apresentada uma produção dos alunos,
consistindo em uma encenação, na forma de um musical, da canção intitulada, “Como
uma onda”, de autoria de Lulu Santos/Nélson Mota. Para desenvolvimento do trabalho
utilizou-se da metodologia de pesquisa qualitativa onde analisamos os registros do
diário de campo e o material desenvolvido pelos alunos nas atividades de aprendizagem.
Estes dados foram importantes para interpretação e análise, através deles, pudemos ter
uma visão, se não total, mas bem aproximada da realidade que estávamos investigando.