DIVERSIFICANDO AULAS SOBRE LENTES ESFÉRICAS COM UMA SEQUÊNCIA DE EXPERIMENTOS
Lentes esféricas. Atividades experimentais investigativas. Aprendizagem significativa.
Este trabalho teve por objetivo “identificar indícios de aprendizagem significativa, nas elabo-
rações conceituais produzidas por estudantes, em situações didáticas mediadas por atividades
experimentais investigativas, no desenvolvimento de conceitos associados ao estudo das lentes”.
Partindo da suposição que experimentos colaboram com a aprendizagem significativa, elabora-
mos uma sequência didática composta por oito aulas com atividades experimentais investigativas
sobre lentes esféricas, sendo aplicada em uma sala de segundo ano do ensino médio, em um co-
légio do estado de Goiás. Partindo de experimentos simples com projeção de imagens, trajetória
dos raios luminosos, primeiro, através de uma lente e, após, por associações de lentes, verificando
as respectivas imagens formadas. Os estudantes, de forma ativa, levantaram hipóteses, trocaram
ideias, realizaram os experimentos, analisaram e concluíram como se processa as formações
de imagens através de lentes esféricas. A coleta de dados foi realizada através das hipóteses,
conclusões e relatórios escritos pelos estudantes, gravações em áudio e diário de campo. A
pesquisa tem caráter qualitativo, analisamos, através do material coletado, se apresentaram
indícios de aprendizagem significativa.