ESTUDANDO SEMICONDUTORES NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Alfabetização Científica; Ensino Fundamental; Semicondutores; Atividades Investigativas
Este trabalho é uma proposta de discussão dos conceitos de Física Moderna e Contemporânea no Ensino Básico. Para isso usamos como suporte para pesquisa uma investigação sobre as possibilidades de um processo de Alfabetização Científica com um grupo de estudantes de sexto ano do EFII, usando como objeto de estudos o conceito de semicondutores, as suas características e aplicações tecnológicas. Desenvolvemos uma sequência de ensino fundamentada em um conjunto de atividades investigativas, que permitisse a discussão sobre os modelos de estrutura da matéria, passando para o conceito de condução em meios materiais e alcançando o conceito de semicondutores. Ao longo do desenvolvimento dessa sequência de ensino, foram discutidos os aspectos associados com o uso e os impactos da tecnologia atual, que tem como base os materiais semicondutores. Para conclusão da pesquisa será analisada a presença de estruturas argumentativas como proposto por Toulmin nos discursos dos alunos, tanto escrito quanto falado.