A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DE UM MINICURSO SOBRE ASTROFÍSICA ESTELAR PARA ALUNOS DO 9o AO 3o ANO DO ENSINO MÉDIO
Educação em Astronomia, Argumentação, Estrelas.
O trabalho apresenta a proposta de minicurso sobre astrofísica estelar, mais especificamente o estudo do nascimento, vida e morte das estrelas, e os resultados alcançados ao ser desenvolvido com estudantes de educação básica. O minicurso foi desenvolvido visando contemplar estudantes do nono ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio, e todo seu desenvolvimento foi proposto para ser feito de forma presencial. Em função do período de pandemia da Covid-19, o desenvolvimento se deu de forma remota. Fazendo uso de vídeos e textos sobre o tema, como recursos didáticos para os estudos autônomos. O professor fez o papel de mediador nas atividades propostas. Durante a realização da proposta, os estudantes além dos estudos, responderam a questionários, que consistiram dos dados dessa pesquisa, na qual investigamos a evolução do processo de argumentação nas respostas elaboradas e indicando o processo e o desenvolvimento da alfabetização científica promovido pelo minicurso, e de acordo com os indicadores apresentados por Sasseron (2013), podemos dizer que o minicurso apresenta condições favoráveis para a alfabetização científica dos alunos.