A Construção de Sentido do Teletrabalho em uma Instituição Pública Federal Brasileira
Sensemaking. Teletrabalho. Servidores Públicos. Gestão Pública. Inovação.
A ascensão do teletrabalho propiciado pelas tecnologias e mídias digitais possibilitou o desenvolvimento das atividades laborais administrativas de forma mais intensa a partir das medidas de isolamento social advindas da pandemia de Covid-19 a partir de 2020. Destaca-se nesse contexto o surgimento de iniciativas na Administração Pública de adoção do teletrabalho em instituições específicas antes mesmo da chegada da pandemia, como um processo de inovação na gestão pública. O trabalho que antes era desenvolvido de forma presencial no espaço físico do órgão público passou a ser realizado no interior do lar dos servidores em meio a rotinas domésticas, relações familiares, filhos, mobiliário, espaço e recursos tecnológicos disponíveis, que envolveu a construção de sentido do teletrabalho no espaço do serviço público. Nesse contexto, a presente pesquisa pretende analisar as experiências pessoais dos servidores públicos federais no teletrabalho após a pandemia mundial da Covid-19, sob o enfoque do sensemaking, abordando a criação e os efeitos dos sentidos criados pelos servidores públicos de instituição pública federal do Brasil, envolvendo a realização de entrevistas semiestruturadas, questionário de perfil demográfico e análise dos dados qualitativos com base no método de análise temática, desenvolvendo um mapa temático da construção de sentido do teletrabalho após a Covid-19. Os resultados foram classificados em duas categorias de sentido, a primeira que ilustra o processo de criação de sentido do teletrabalho para os servidores de uma instituição pública federal brasileira e, a segunda, que demonstra os efeitos dos sentidos atribuídos a essa nova modalidade, que ensejaram na implementação do Programa de Gestão e Desempenho – PGD, que regulamentou o teletrabalho de forma permanente após as experiências vividas durante o trabalho remoto na pandemia.