DISCENTES COM SURDEZ E DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Surdez. Deficiente Auditivo. Direito à Inclusão. Educação Superior. Política Pública.
O presente artigo se propõe a realizar uma revisão bibliográfica e documental dos direitos das pessoas com surdez e deficiência auditiva, não oralizadas, que estudam em Universidades Federais brasileiras. O estudo teve como foco analisar o impacto da legislação vigente que versa sobre a acessibilidade de alunos surdos nos últimos 20 anos. Desta forma o conteúdo está organizado em duas partes. A primeira faz um resgate histórico dos direitos das pessoas com surdez e deficiência auditiva, além de apresentar os efeitos das políticas públicas implementadas pela Universidade de Brasília — UnB, local onde se concentrou a pesquisa. A segunda parte, por sua vez, contém uma análise cronológica dos impactos das políticas públicas no número de alunos matriculados e formados na instituição de ensino. Por fim, as considerações finais encerram o trabalho e retomam as políticas públicas aplicadas e abordadas, juntamente com os desafios observados. Como resultado, é possível constatar que há um baixo índice de pessoas com deficiência auditiva formadas na educação superior.