Políticas Públicas
PROUNI
Desenvolvimento local
Educação
Este estudo busca responder qual o papel do Programa Universidade para Todos (Prouni) para
o desenvolvimento local. Para tanto, o objetivo geral proposto foi analisar as contribuições do
Prouni para a constituição do desenvolvimento local a partir da perspectiva do beneficiário no
contexto do Distrito Federal. Os objetivos específicos foram: descrever o programa em seus
objetivos, regras, normativos, metas e atores envolvidos; relacionar a situação de egressos que
concluíram a graduação por meio de bolsa Prouni em instituições de ensino superior do
Distrito Federal à possíveis mudanças das suas condições socioeconômicas; e identificar se as
contribuições do programa caminham na direção da constituição do desenvolvimento local do
Distrito Federal. Com esses propósitos, o estudo de caso sobre o Prouni, tendo por abordagem
a análise qualitativa, contou com métodos de pesquisa diretos e indiretos e a interpretação por
meio da análise de conteúdo das entrevistas realizadas com gestores do programa nas
Instituições de Ensino Superior (IES) e com egressos bolsistas. A pesquisa concluiu que o
Prouni contribui para a transformação de condições socioeconômicas por meio do trabalho,
renda e inclusão social, que pode vir a se estender aos familiares dos beneficiários. Esses
foram os efeitos imediatos verificados na correlação com o programa. As IES geram
conhecimentos e experiências que, em um movimento cíclico de melhorias para a sociedade,
são devolvidos às localidades em que estão inseridas. A longo prazo, os efeitos podem vir a
refletir empoderamento dos cidadãos e reduções de desigualdades, gerando bem-estar social,
dimensões pertencentes à construção do desenvolvimento local.