GOVERNANÇA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: O PAPEL DA SETEC NA COORDENAÇÃO DA REDE DE GOVERNANÇA DA BOLSA FORMAÇÃO
educação profissional; atores; governança interativa; Pronatec,
Esta dissertação apresenta o Pronatec, mais especificamente seu componente Bolsa Formação,
e nele discute o papel da Setec/MEC como metalíder. O Pronatec foi um programa de
expansão e interiorização da EPT desenvolvido pelo governo federal, o qual construiu uma
forma nova de interação entre os atores envolvidos: demandantes, ofertantes e reguladores. O
aporte teórico da governança interativa, associado à pesquisa bibliográfica e documental, e
entrevistas com atores participantes do processo de implementação do programa, permitiu
compreender a natureza das relações desenvolvidas entre os agentes, os papeis
desempenhados e as condições sob as quais o programa conseguiu o nível de sucesso
atingido. Os achados apontam para a utilidade analítica da teoria da governança interativa e a
melhor compreensão de condições de funcionamento para programas governamentais
complexos, que envolvem diversos atores com experiências, missões e valores distintos, tanto
governamentais quanto não governamentais.