Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: BETANIA DA SILVA CUNHA DOMINGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BETANIA DA SILVA CUNHA DOMINGUES
DATA: 25/04/2025
HORA: 17:00
LOCAL: Departamento de Administração Pública
TÍTULO:

RELAÇÃO ENTRE TRABALHO INFANTIL E RESULTADOS ESCOLARES: ANÁLISE DOS MICRODADOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MINAS GERAIS (2009-2019)


PALAVRAS-CHAVES:

Trabalho Infantil, Capital humano, Desempenho Escolar, SAEB, Constituição Federal, Pobreza.


PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Política e Planejamento Governamentais
RESUMO:

O trabalho infantil ainda é uma realidade no Brasil, comprometendo o desenvolvimento pleno do processo de aprendizado de milhares de crianças e adolescentes, constituindo-se em fator de transmissão intergeracional de pobreza. O objetivo geral deste projeto é analisar o impacto do trabalho infantil no desempenho escolar dos estudantes dos municípios mineiros no período de 2009 a 2019. Para tanto, serão estimados modelos de regressão linear sobre o desempenho dos alunos nos testes do SAEB, produzindo uma análise do período de 2009 a 2019. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) elucida o direito à educação de qualidade resguardado na Constituição Federal. Além disso, será criado um panorama temporal dos diferentes tipos de trabalho infanto juvenil entre os anos de 2009 a 2019. A discussão teórica aborda a teoria do capital humano, reconhecendo a importância da educação para o indivíduo, que amplia suas habilidades e competências.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - MARCOS DE OLIVEIRA GARCIAS (Membro)
Externo à Instituição - HENRIQUE COELHO KAWAMURA - UNILA (Membro)
Interno - GABRIEL VIEIRA MANDARINO (Suplente)
Interno - ELOISA HELENA DE SOUZA CABRAL - UFLA (Membro)
Notícia cadastrada em: 09/04/2025 14:24
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 06/07/2025 06:05