A Importância da Formação de Gestores Escolares para Atender às Políticas Educacionais e Demandas Locais: Um Estudo na Superintendência de Ensino de Poços de Caldas em 2025
Gestão escolar, políticas educacionais, capacitação profissional
Este estudo ressalta a importância do gestor escolar em suas diversas funções, abrangendo a elaboração de estratégias e ações que atendam às exigências das políticas públicas educacionais vigentes. A pesquisa tem como foco compreender como essas ações podem contribuir para a promoção de um ambiente escolar bem administrado, com profissionais engajados em oferecer uma educação de qualidade, que favoreça o alcance do aprendizado. Simultaneamente, busca-se analisar como os gestores conciliam suas atribuições administrativas, financeiras e pedagógicas com o cumprimento das metas e objetivos escolares. Dada a amplitude do papel do gestor, evidencia-se a relevância do treinamento, capacitação e formação para o exercício eficiente dessa função. Por meio de análises bibliográficas, documentais e da legislação vigente, além de uma pesquisa exploratória fundamentada na aplicação de um roteiro de pesquisa, o estudo tem como objetivo enfatizar a importância dessas formações. Pretende-se demonstrar como a capacitação não apenas viabiliza o cumprimento de demandas administrativas e burocráticas, mas também promove o desenvolvimento de ações eficazes e transformadoras no cotidiano escolar, atendendo às necessidades atuais das instituições de ensino. A pesquisa será conduzida junto à Superintendência de Ensino de Poços de Caldas, considerando os dados mais recentes, referentes ao ano de 2025.