IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO DE ACOLHIMENTO EDUCACIONAL NA ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO NO MUNICÍPIO DE LAVRAS – MG.
Acolhimento Educacional; Cuidado, Assistência estudantil.
O objetivo geral deste estudo é analisar a implementação do Núcleo de Acolhimento Educacional (NAE) em consonância a Política Nacional de Cuidados. Inicialmente far-se-á a contextualização histórica da educação no Brasil, das políticas de assistência estudantil com destaque a Lei nº 13.935, de 11 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a prestação de serviços psicológicos e de serviço social nas redes públicas da educação básica. Em sequência o acolhimento é analisado como uma forma de cuidado, concatenando educação, acolhimento e cuidado. A partir de um estudo exploratório, de abordagem qualitativo-quantitativa realiza-se uma revisão bibliográfica, entrevista estruturada com equipe gestora da Escola Estadual Dora Matarazzo, com profissionais integrantes do núcleo, psicólogo e assistente social, tanto os iniciantes no processo de implantação como os atuais, em exercício. Aplicar-se-á um questionário aos estudantes do ensino médio, com o intuito de conhecer a percepção sobre acolhimento, cuidado e a visão dos mesmos sobre o NAE.