OS DESAFIOS DE SUPERINTENDER RECURSOS PÚBLICOS DESTINADOS A ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COM EFICIÊNCIA
Gestão Pública; Eficiência; Alimentação Escolar; Recursos Públicos; Escolas Estaduais de Minas Gerais.
Este projeto de pesquisa tem como finalidade analisar os principais desafios enfrentados pelos gestores escolares na aplicação eficiente dos recursos públicos destinados à alimentação escolar em escolas públicas estaduais de Minas Gerais. A partir dessa análise, busca-se propor um plano de ações que contribua para o aprimoramento da gestão desses recursos, assegurando maior eficiência administrativa e melhoria na qualidade da alimentação oferecida aos estudantes. O estudo se justifica pela importância da educação como instrumento de formação cidadã e pela necessidade de uma gestão pública comprometida com a transparência, a equidade e o uso racional dos recursos. Considerando o papel estratégico do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na garantia da permanência e do bem-estar dos alunos, a pesquisa pretende descrever o processo de gestão dos recursos públicos, compreender a percepção dos gestores sobre sua eficiência e identificar práticas que possam ser fortalecidas ou reestruturadas. O estudo será realizado em três escolas estaduais vinculadas a diferentes Superintendências Regionais de Ensino, permitindo a coleta e análise de dados em contextos distintos, por meio de entrevistas, análise documental e observação participante.