APLICAÇÃO DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS COMO ESTRATÉGIA PARA A GESTÃO PATRIMONIAL: O CASO DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE JANAÚBA-MG
Mapeamento de processos. Gestão patrimonial. Capacidades estatais. Gestão escolar. Minas Gerais.
O objetivo geral desta pesquisa é analisar a influência da aplicação da técnica de mapeamento de processos na melhoria da gestão patrimonial de bens permanentes adquiridos pelas escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba/MG. Mais especificamente, pretende-se descrever e validar o processo (AS-IS) de gestão patrimonial da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba; identificar os principais problemas, impactos e desafios do processo atual da gestão patrimonial dos bens adquiridos pelas caixas escolares, levando em consideração a abordagem teórica de capacidade estatal; redefinir o processo (TO-BE) de gestão patrimonial; e identificar a influência do novo processo na eficiência da gestão patrimonial nas escolas. Esta se trata de uma pesquisa exploratória, descritiva e que utiliza de uma abordagem qualitativa. Como instrumento de análise, este estudo se utilizará de análise documental, pesquisa-ação, entrevistas com a coordenadora da diretoria de Patrimônio da SEE, com o Diretor Financeiro da SRE de Janaúba, com a Coordenadora do Setor de Patrimônio da SRE de Janaúba e com os diretores escolares de 17 escolas estaduais da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba selecionadas por conveniência.