FUNÇÃO SOCIAL DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS: ESTUDO DE CASO DA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL “MEIRINHA BOTELHO” – LAVRAS, MG.
Biblioteca Pública, Função Social, Era digital, Educação, Cultura, Memória, políticas públicas.
Cultura; Educação; Memória; Políticas Públicas.
O presente estudo, pautado por uma abordagem qualitativa, com metodologia exploratória e descritiva, teve como objetivo principal compreender a função social das bibliotecas públicas, utilizando como estudo de caso a Biblioteca Pública Municipal de Lavras 'Meirinha Botelho'. Através de entrevistas semiestruturadas com funcionários e a fundadora e da aplicação de questionários aos usuários, foi possível traçar um perfil dos frequentadores: predominantemente mulheres, brancas, com idade entre 22 e 65 anos, e com formação superior ou aposentadas, muitas das quais já possuem cadastro na biblioteca.
A análise de dados revelou que a frequência à biblioteca é, em sua maioria, mensal ou com mais de cinco anos de assiduidade. Os usuários são motivados principalmente pelo empréstimo e devolução de livros, demonstrando preferência pela literatura nacional e um hábito de leitura de pelo menos um livro por mês. Curiosamente, embora dediquem tempo a redes sociais como Facebook, Instagram e TikTok, também mantêm o hábito de ler livros físicos.
O estudo evidenciou o papel multifacetado da biblioteca nas dimensões de cultura, educação e memória. A leitura e a utilização do espaço para eventos destacaram-se como funções primordiais e políticas da biblioteca. As demandas da população indicaram a necessidade de informatização e melhorias estruturais, como banheiros e armários. Na categoria memória, a pesquisa confirmou a importância da biblioteca como fomentadora de escritores e artistas locais e conservadora da memória regional. Como resultado prático do estudo, propõe-se a reformulação do regulamento da biblioteca, originalmente elaborado em 1978, para adaptá-lo às realidades e necessidades contemporâneas da instituição. Dessa forma, o estudo destaca a relevância contínua da biblioteca pública como um espaço dinâmico de promoção da cultura, educação, entretenimento, informação e preservação da memória local.