RELAÇÃO ENTRE TRABALHO INFANTIL E RESULTADOS ESCOLARES: ANÁLISE DOS MICRODADOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM MINAS GERAIS NO PERÍODO DE 2009 A 2019
Trabalho Infantil, Capital humano, Desempenho Escolar, SAEB.
O trabalho infantil ainda é uma realidade no Brasil, comprometendo o desenvolvimento pleno do processo de aprendizado de milhares de crianças e adolescentes, sendo um fator de transmissão intergeracional de pobreza. O objetivo geral deste projeto foi analisar como o trabalho infantil afetou o desempenho escolar dos estudantes dos municípios mineiros no período de 2009 a 2019. Para tanto, utiliza-se uma metodologia quantitativa, com abordagem exploratória e descritiva, para analisar o desempenho dos alunos nos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), no período de 2009 a 2019, por meio de um modelo de regressão linear múltipla. Além disso, foi elaborado um panorama temporal dos diferentes tipos de trabalho infantojuvenil entre os anos de 2009 e 2019, com o objetivo de verificar a indidência dessas modalidades, mensurando seu crescimento e redução ao longo do período, bem como seu impacto no processo de aprendizagem. A pesquisa revelou que a dupla jornada de trabalho, doméstico e externo, afeta negativamente, de forma mais acentuada, os estudantes do 5º ano do ensino fundamental.