PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Portuguese Version Spanish Version French Version

Telephone/Extension number: (35) 3829-1179
Email: mpe.faelch@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/educacao
News

Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIANE APARECIDA BARBOSA DA SILVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIANE APARECIDA BARBOSA DA SILVEIRA
DATA: 12/08/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

DIMENSÃO ESTÉTICO-ARTÍSTICA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: um estudo a partir de Friedrich Schiller, Johan Huizinga e Friedrich Nietzsche


PALAVRAS-CHAVES:

Arte; Estética; Schiller; Huizinga; Nietzsche.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação
RESUMO:

O artigo aborda o tema da dimensão estético-artistica das práticas pedagógicas e tem como objetivo apresentar os fundamentos estéticos de Friedrich Schiller, Johan Huizinga e Friedrich Nietzsche relacionando-os com o fazer educativo. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória que adotou como procedimento a revisão bibliográfica, fundamentando-se, especialmente, nas seguintes obras: A educação estética do homem numa série de Cartas, de 1795, de autoria de F. Schiller; Homo Ludens, de 1944, de autoria de Johan Huizinga; O nascimento da tragédia, helenismo ou pessimismo, de1921, autoria de Friedrich Nietzsche. O problema que direcionou esta investigação foi: como ler as práticas pedagógicas à luz dos conceitos de arte, estética e ludicidade de Friedrich Schiller, Johan Huizinga e Friedrich Nietzsche? Após a análise do objeto estudado, os resultados apontam que, quando as práticas pedagógicas são orientadas de forma deliberada por princípios estético-artísticos, existe maior potencial de inovação e superação do modelo educativo assentado na racionalidade técnica e tecnológica. Desde modo, entende-se que a compreensão dos fundamentos estéticos é imprescindivel na formação de professores que enfrentarão os desafios da criação de práticas de ensino e projetos pedagógicos criativos que façam sentido para si e para os estudantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - NEIDE APARECIDA MARINHO - UFF (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo ao Programa - DALVA DE SOUZA LOBO - DPE/FAELCH (Suplente)
Presidente - CARLOS BETLINSKI (Membro)
Notícia cadastrada em: 19/07/2024 13:34
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 22/07/2024 11:14