PRÁTICAS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERÁRIO NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: A BIBLIOTECA ESCOLAR COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE LEITORES.
Biblioteca escolar; Leitura; Leitura literária; Letramento Literário; Práticas de linguagem.
A leitura é fundamental para adquirir conhecimentos, ampliar a linguagem, estimular a criatividade e desenvolver a capacidade crítica. A leitura literária potencializa esses benefícios, despertando a sensibilidade do leitor e possibilitando uma interpretação mais profunda do mundo, além disso, favorece os ganhos socioemocionais. Neste contexto, destaca-se a biblioteca escolar como um espaço privilegiado de acesso ao livro e de vivências leitoras significativas. Esta pesquisa partiu do seguinte problema: quais as práticas de leitura e letramento literário são desenvolvidos na biblioteca escolar de uma escola pública para fomentar a formação de leitores? Neste sentido, buscou-se socializar os resultados da pesquisa “Práticas de leitura e letramento literário no 5º ano do ensino fundamental – anos iniciais: a biblioteca escolar como espaço de formação de leitores” sobre a investigação das práticas de leitura desenvolvidas na aula específica da biblioteca escolar. Teve como objetivo geral analisar as práticas de leitura desenvolvidas na biblioteca escolar de uma escola pública do ensino fundamental I, com o propósito de mapear as práticas pedagógicas desenvolvidas para a formação de leitores do texto literário. São objetivos específicos: (i) Compreender o processo de incentivo à leitura, levando em consideração o contexto tecnológico em que estamos inseridos, elucidando as políticas públicas de incentivo a leitura e leitura literária no Brasil; (ii) compreender o papel da leitura literária na construção socioemocional do leitor (iii) refletir sobre a importância do letramento literário na formação do aluno a partir das práticas de leitura. A fundamentação teórica foi pautada nos estudos de Cosson (2014) que fundamenta a compreensão do processo de formação de leitores a partir das práticas de leitura literária, de Portolomeos e Joaquim (2025) e Portolomeos e Nepomucemo (2022) que traz uma reflexão de como a experiência estética literária é compreendida pela BNCC, promovendo uma discussão sobre a especificidade do texto e da leitura literária na prática de sala de aula e de Soares e Sousa (2020) que traz uma compreensão sobre a importância do letramento literário para a formação do leitor. A pesquisa, de natureza qualitativa, assumiu um caráter exploratório e utilizou como instrumentos de geração de dados a observação não participante, realizada de forma não estruturada, entrevistas semiestruturadas e um diário de campo com os registros das observações. As análises evidenciaram que os projetos, momentos específicos de leitura e o trabalho com diferentes gêneros literários, associados a estratégias pedagógicas que incluem escuta ativa, tecnologias, conteúdos audiovisuais e rodas de conversa trazem benefícios significativos para a democratização do acesso à literatura. A pesquisa apontou também para a relevância do incentivo familiar como fator determinante no desenvolvimento do gosto pela leitura. Entretanto, a pesquisa sinalizou fragilidades na formação inicial dos professores, marcada pela ausência de um trabalho sistemático sobre o letramento literário, bem como a necessidade de maior regularidade e eficácia nas políticas públicas de incentivo à leitura. O produto educacional, em forma de sequência didática, aborda o gênero poema e pretende contribuir no planejamento dos docentes, oferecendo clareza sobre o assunto, com o objetivo de auxiliar em suas atividades.