CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA
alfabetização, consciência fonológica, escrita alfabética
Pesquisas mostram que a consciência fonológica, a capacidade de refletir sobre os sons da fala, auxilia na compreensão da relação fonema-grafema, uma das habilidades necessárias à alfabetização. Partindo desse pressuposto, essa pesquisa propõe a seguinte pergunta: De que maneira o trabalho com a consciência fonológica é desenvolvido e explorado nas práticas pedagógicas de professoras do 1º ano do Ensino Fundamental, no contexto da alfabetização? O objetivo dessa pesquisa é: investigar a percepção dos professores sobre a consciência fonológica e as formas como essa habilidade é desenvolvida em sala de aula. Como objetivos específicos pretendemos: (i) investigar a percepção das professoras sobre a consciência fonológica; (ii) mapear estratégias e recursos pedagógicos utilizados pelas professoras para o desenvolvimento da consciência fonológica em sala de aula e (iii) Analisar evidências do progresso dos alunos na aquisição da escrita alfabética. O quadro teórico baseou-se nos estudos de estudos de Morais (2012, 2019), Rigatti-Scherer (2020) e Soares (2004, 2016, 2020). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória e de abordagem mista. As análises da entrevista demonstraram que as professoras alfabetizadoras defendem um trabalho sistematizado com a consciência fonológica e argumentaram que ela contribui para a escrita alfabética. Já no desempenho dos alunos observou-se progressos em sua fase de escrita. Conclui-se que a consciência fonológica é uma habilidade necessária para a aquisição da leitura e escrita, mas para que isso ocorra é necessário práticas de ensino planejadas, sistematizadas e intencionais.