PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Portuguese Version Spanish Version French Version

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Banca de DEFESA: JOSIANE VALÉRIA PEREIRA BERG

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIANE VALÉRIA PEREIRA BERG
DATA: 02/12/2025
HORA: 14:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA


PALAVRAS-CHAVES:

alfabetização, consciência fonológica, escrita alfabética


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Pesquisas mostram que a consciência fonológica, a capacidade de refletir sobre os sons da fala, auxilia na compreensão da relação fonema-grafema, uma das habilidades necessárias à alfabetização. Partindo desse pressuposto, essa pesquisa propõe a seguinte pergunta: De que maneira o trabalho com a consciência fonológica é desenvolvido e explorado nas práticas pedagógicas de professoras do 1º ano do Ensino Fundamental, no contexto da alfabetização? O objetivo dessa pesquisa é: investigar a percepção dos professores sobre a consciência fonológica e as formas como essa habilidade é desenvolvida em sala de aula. Como objetivos específicos pretendemos: (i) investigar a percepção das professoras sobre a consciência fonológica; (ii) mapear estratégias e recursos pedagógicos utilizados pelas professoras para o desenvolvimento da consciência fonológica em sala de aula e (iii) Analisar evidências do progresso dos alunos na aquisição da escrita alfabética. O quadro teórico baseou-se nos estudos de estudos de Morais (2012, 2019), Rigatti-Scherer (2020) e Soares (2004, 2016, 2020). Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa exploratória e de abordagem mista. As análises da entrevista demonstraram que as professoras alfabetizadoras defendem um trabalho sistematizado com a consciência fonológica e argumentaram que ela contribui para a escrita alfabética. Já no desempenho dos alunos observou-se progressos em sua fase de escrita. Conclui-se que a consciência fonológica é uma habilidade necessária para a aquisição da leitura e escrita, mas para que isso ocorra é necessário práticas de ensino planejadas, sistematizadas e intencionais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA PAULA PEDERSOLI PEREIRA - UEMG (Suplente)
Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Suplente)
Externo à Instituição - JULIANO GUERRA ROCHA - UFJF (Membro)
Presidente - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Externo ao Programa - RAQUEL MARCIA FONTES MARTINS - DEL/FAELCH (Membro)
Notícia cadastrada em: 17/11/2025 09:39
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