PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO Portuguese Version Spanish Version French Version

Telephone/Extension number: (35) 3829-1179
Email: mpe.faelch@ufla.br
Site Antigo: http://prpg.ufla.br/alternativo/educacao
News

Banca de DEFESA: FABIO DA SILVA SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FABIO DA SILVA SANTOS
DATA: 12/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O ENSINO DE FILOSOFIA COMO PRÁTICA DA LIBERDADE


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Freire. Filosofia. Experiência. Liberdade.


PÁGINAS: 74
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Filosofia da Educação
RESUMO:

A filosofia retorna à sala de aula como o novo campo de experimentação pedagógica do pensamento filosófico. Por décadas a história da filosofia se limitou aos estudos acadêmicos, excluindo milhares de jovens da educação básica de exercitar a razão e a sensibilidade sobre as ciências, artes, religiões, políticas, éticas, epistemológicas, além de questões ligada às desigualdades sociais, econômicas e educacionais que assola o Brasil. A pesquisa tem como objetivo investigar práticas didático-pedagógicas que tornem os temas, problemas e conceitos da história da filosofia significativos para a vida dos alunos. A pesquisa encontra na pedagogia libertadora de Paulo Freire princípios didático-pedagógicos, como a liberdade, problematização e a crítica à educação bancária, fundamentais para formar cidadãos emancipados, capazes de atuar criticamente na transformação da realidade. A metodologia se baseia na abordagem qualitativa de cunho exploratório, com ênfase na obra “Pedagogia do Oprimido” (1987). A sustentação teórica pauta na revisão bibliográfica de livros, artigos e dissertações de pesquisadores, que se dedicam à proposta de uma prática filosófica que alinhe a história da filosofia com as experiências dos alunos. Conclui-se que exercitar o filosofar como prática da liberdade se torna possível no direito de cada um problematizar os seus próprios problemas. O pensamento filosófico em diálogo com as experiências, anseios e esperanças dos alunos pode libertarem das amarras da ideologia neoliberal na educação que trabalha arduamente para mantê-los subserviente ao mercado perverso.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - CARLOS BETLINSKI (Membro)
Externo ao Programa - DALVA DE SOUZA LOBO - DPE/FAELCH (Suplente)
Externo à Instituição - ELLEN MAIRA DE ALCANTARA LAUDARES - UFOP (Membro)
Externo à Instituição - MARGARIDA MONTEJANO DA SILVA - UNICAMP (Suplente)
Presidente - VANDERLEI BARBOSA (Membro)
Notícia cadastrada em: 01/12/2025 13:55
SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver4.srv4inst1 11/12/2025 10:56