PERCURSO DA MEDIAÇÃO LITERÁRIA DOCENTE: UM OLHAR PARA UM CURSO DE FORMAÇÃO
mediação literária; formação literária de professores, letramento literário
A necessidade de reflexão acerca da formação literária de professores, bem como da promoção da leitura literária e da formação do leitor literário nas instituições educacionais, torna-se cada vez mais evidente. Dessa forma, esta pesquisa adota como objetivo geral investigar as ações de formação docente que priorizam a mediação literária no curso “Ler e Escrever no Contexto Literário”, vinculado à Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação do município de uma região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa de natureza descritiva, de abordagem qualitativa a partir de uma revisão bibliográfica com levantamento de dados secundários e com dados primários coletados por meio de pesquisa de campo. Como instrumentos de produção de dados foram utilizados observação da formação de professores nos encontros do curso; questionários e entrevistas tomando como procedimento a Análise Textual Discursiva (ATD). Para a sustentação das discussões teóricas, basear-nos-emos nos estudos de Paulo Freire sobre conceito de leitura, de Graça Paulino, Rildo Cosson e Teresa Colomer sobre o conceito de leitura literária e letramento literário, de Isabel Solé sobre as estratégias de leitura, de Lorenzo Tébar sobre mediação e de Cecília Bajour sobre mediação literária. O procedimento de análise de dados incluirá a contextualização das teorias no âmbito da pesquisa, destacando sua relevância para o estudo e discutindo possíveis aplicações e implicações para práticas pedagógicas no contexto escolar. Como produto educacional foi elaborado um guia de sugestões que defina critérios para a seleção de livros, considerando a qualidade linguística e estética, a equidade, a diversidade, a continuidade e a progressão para auxiliar educadores. Espera-se que esta pesquisa contribua para uma compreensão mais aprofundada do papel da mediação de leitura literária no contexto educacional, para a necessidade de uma reflexão sobre a formação de professores-leitores e forneça subsídios práticos para aprimorar as práticas de leitura literária no ensino fundamental fornecendo insights valiosos para educadores, gestores escolares e formuladores de políticas públicas interessados em promover uma educação literária de qualidade para a formação de leitores críticos e reflexivos desde os primeiros anos de escolaridade.