Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE TAVARES GONÇALVES

DISCENTE: FELIPE TAVARES GONÇALVES
DATA: 23/07/2024
LOCAL: ambiente virtual

REVISÃO SISTEMÁTICA DE PROGRAMAS INTERVENTIVOS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS EM IDADE ESCOLAR

Desenvolvimento Motor; Habilidades Motoras Fundamentais;  Programas de Intervenção; TGMD; Educação Física escolar.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Avaliação da Aprendizagem

Desenvolvimento motor (DM) é um processo sequencial, contínuo e relacionado à idade, através do qual um indivíduo progride de movimentos simples, desorganizados e inabilidosos a habilidades motoras altamente complexas e organizadas, orientadas às demandas culturais, e a ajustes de habilidades que se segue com o crescimento. esse processo contínuo é resultado da interação entre a constituição do indivíduo e o ambiente, ambos passando por mudanças dinâmicas. Dentre as fases do DM, destaca-se  a fase das Habilidades Motoras Fundamentais. Habilidades motoras fundamentais (HMF) são consideradas as habilidades básicas que constituem os pré-requisitos para a realização de sequências de movimentos especializados necessárias para participação adequada em diversas atividades físicas, tanto organizadas quanto não organizadas, ao longo das fases de desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos. Ainda que haja correlação etária no desenvolvimento dessas habilidades, é um equívoco assegurar que todas essas habilidades serão adquiridas, de fato, é comum atrasos e mesmo não atingir os estágios mais avançados dessas habilidades. A não aquisição dessas habilidades implica em dificuldades que perduram até a vida adulta dos indivíduos, com prejuízos na saúde e nos aspectos sociais deste. Considerando-se a importância de se promover plenamente as HMF, programas interventivos  podem se apresentar como soluções viáveis para esse fim, principalmente em crianças de idade escolar, quando se é predito a aquisição das HMF. Para tanto, faz-se necessário conhecer quais os programas de intervenção mais eficazes e viáveis. O objetivo desse estudo é realizar uma revisão sistemática de programas interventivos no desenvolvimento de HMF, com o uso do Test of Gross Motor Development versões 2 e 3 (TGMD2 e TGMD3) como forma de avaliação de DM. Tem-se como bjetivo específico o desenvolvimento de um inventário de programas interventivo em DM.

Externo à Instituição - CLEVERTON JOSÉ FARIAS DE SOUZA - UFAM (Suplente)
Externo à Instituição - LÚCIO FERNANDES FERREIRA - UFAM (Membro)
Interno - CLAUDIO LUCIO MENDES (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)