Banca de DEFESA: RODRIGO VICENTE GUALBERTO

DISCENTE: RODRIGO VICENTE GUALBERTO
DATA: 30/09/2024
LOCAL: Online

Projeto de Vida: análise da produção de conhecimento científico

Projeto de vida, desenvolvimento pessoal, contexto educacional, contexto sociocultural.

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

O projeto de vida emerge como um conceito de destaque no desenvolvimento pessoal e profissional de jovens, enfatizando a importância do autoconhecimento e da reflexão crítica sobre a influência do contexto educacional e sociocultural. Ter um projeto de vida é crucial para orientar os jovens na construção de um futuro planejado, significativo e promissor, considerando também sua contribuição com a saúde mental juvenil. A importância de investigar sobre o projeto de vida decorre da sua relevância ao contribuir com o bem-estar e sucesso dos jovens. Isso, pois, há uma notória pressão social associada à necessidade de visualizar objetivos de vida e atentar-se para o impacto dessas escolhas na saúde mental, torna-se importante oferecer suporte psicológico adequado e desenvolver práticas educacionais que integrem eficazmente um projeto de vida. Por essas razões, este trabalho realizou uma análise aprofundada da literatura sobre “projeto de vida”, visando entender sua influência no desenvolvimento dos jovens e sua integração nas práticas educacionais. Para tanto, a metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, explorando teorias, modelos e estudos empíricos sobre o projeto de vida. Este enfoque metodológico visa identificar práticas eficazes e lacunas na literatura da área, fornecendo uma base sólida para a criação de um produto educacional. Os resultados encontrados revelam a necessidade de práticas educacionais culturalmente sensíveis e inclusivas, destacando a importância do suporte psicológico e a personalização dos projetos de vida. Além disso, identificaram-se as áreas carentes de pesquisa como, por exemplo, a falta de estudos longitudinais e a necessidade de focar em grupos marginalizados. A partir dessas análises foi apresentado uma intervenção educacional que facilite a implementação de conceitos e práticas a respeito do projeto de vida em ambientes educacionais. Este produto visa contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, considerando as circunstâncias e interesses únicos de cada jovem em relação às suas escolhas e propósitos de vida.

Externo ao Programa - SAYONARA RIBEIRO MARCELINO CRUZ - COPS/DRCA (Membro)
Externo à Instituição - MICHELLI GODOI REZENDE - UNILAVRAS (Membro)
Presidente - LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA - CEFET/MG (Membro)
Externo à Instituição - LUCAS GUEDES VILAS BOAS - CEFET/MG (Suplente)