COMPREENSÃO LEITORA: ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE LEITURA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
compreensão leitora; prática de leitura; tecnologias digitais
Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal de Lavras (UFLA), investiga o desenvolvimento da compreensão leitora de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, com ênfase nas práticas de leitura. Fundamentado em referenciais teóricos de autores como Solé (1998), Zilberman, (1996), Kleimann (2014), entre outros, o estudo concebe a leitura como uma atividade complexa, de natureza cognitiva e social, exigindo articulação entre decodificação, fluência e compreensão textual. A leitura, além de ser uma habilidade essencial para o percurso acadêmico, constitui um direito fundamental que amplia as possibilidades de participação social e fortalece o exercício da cidadania. O objetivo geral buscou investigar o desempenho leitor e as práticas de leitura das crianças que ingressam no 5° ano do ensino fundamental, considerando os descritores de leitura avaliados pelo SAEB. Como objetivos específicos (i) diagnosticar dificuldades comuns na compreensão leitora; (ii) identificar praticas leitoras dos sujeitos participantes (iii) analisar a presença das tecnologias digitais nas práticas de leitura dos sujeitos participantes e (iv) construir um produto educacional que contribua para o trabalho docente relacionado à formação de leitores. Com abordagem qualitativa e quantitativa, a pesquisa combinou a aplicação de instrumentos diagnósticos (baseados nos descritores do SAEB) e questionários sobre hábitos de leitura e uso de tecnologias. Participaram da pesquisa 31 alunos de uma escola particular do sul de Minas Gerais. Os resultados revelam que os alunos demonstraram domínio na habilidade de inferir informações implícitas em textos e, em sua maioria, conseguiram identificar efeitos de sentido decorrentes do uso da pontuação e de outras notações. Por outro lado, mostraram uma dificuldade em inferir o sentido de palavras ou expressões em textos, um baixo interesse dos estudantes pela leitura e o uso diário de telas, o que pode indiciar uma possível predominância pela leitura em suportes digitais. Como produto educacional, será elaborado um caderno pedagógico com sugestões de práticas voltadas ao desenvolvimento da leitura e da compreensão leitora, contribuindo para a formação continuada de professores e para uma educação mais democrática, equitativa e significativa.