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Banca de DEFESA: PATRÍCIA KELLY CAMPOS MELLO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRÍCIA KELLY CAMPOS MELLO
DATA: 08/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

APRENDIZAGEM INVERTIDA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PARA ALÉM DOS LIMITES DA SALA DE AULA CONVENCIONAL


PALAVRAS-CHAVES:

Aprendizagem invertida; Educação matemática; Metodologias ativas.


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

A Aprendizagem Invertida – também conhecida como Flipped Classroom – propõe a inversão do ambiente tradicional de ensino, com o conteúdo sendo estudado fora da sala de aula e as atividades ativas sendo realizadas nos encontros presenciais. Por essa abordagem, atividades como leitura de textos e acesso a videoaulas são feitas nos momentos extraclasse, enquanto a resolução de problemas, debates e trabalhos em grupo ocorrem no encontro síncrono. O objetivo principal desta pesquisa foi investigar a eficácia da Aprendizagem Invertida no ensino de Matemática como meio de promover a aprendizagem ativa, o envolvimento e uma compreensão mais profunda dos conceitos matemáticos entre os alunos dos anos finais do ensino fundamental. O estudo fundamentou-se em teorias sobre metodologias ativas e aprendizagem significativa, ressaltando o papel das práticas pedagógicas inovadoras no contexto educacional atual. A pesquisa foi realizada sob uma abordagem qualitativa. Os procedimentos metodológicos incluíram observação, diário de campo e entrevistas semiestruturadas com docentes de Matemática de uma escola municipal do Sul de Minas Gerais. Foi desenvolvida e aplicada uma sequência didática com base na metodologia, e os dados qualitativos obtidos foram analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicaram que, embora os docentes percebam a Aprendizagem Invertida como uma abordagem positiva para dinamizar as aulas e promover a autonomia discente, sua implementação enfrentou barreiras significativas, como a falta de recursos tecnológicos, a desigualdade social e a ausência de apoio familiar. Tais desafios levaram a um uso adaptado da metodologia, frequentemente como ferramenta de reforço, e não de preparação. Como parte dos resultados da pesquisa, foi proposto um produto educacional em forma de sequência didática que trouxe aportes teórico-práticos com o objetivo de contribuir para a formação continuada dos docentes e para a melhoria das práticas de ensino no âmbito da Matemática.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS (Membro)
Externo à Instituição - MATEUS GIANNI FONSECA - IFBA (Membro)
Externo à Instituição - LUCIANE PENTEADO CHAQUIME - IFSP (Suplente)
Interno - LETICIA MENDONCA LOPES RIBEIRO (Suplente)
Presidente - BRAIAN GARRITO VELOSO (Membro)
Notícia cadastrada em: 24/11/2025 12:10
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