Educação digital: práticas de ensino no contexto da cultura digital
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); Cultura digital; Práticas de ensino; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Este estudo tem como objetivo principal analisar possíveis mudanças, tendo em vista as especificidades de crianças nascidas na cultura digital, nas práticas de ensino de professores de uma escola municipal do Sul de Minas Gerais, que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental. Seus objetivos específicos são: definir as principais características do perfil geracional de crianças que nasceram em meio à cultura digital; Investigar possíveis implicações positivas e negativas do uso da tecnologia digital no processo ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental; Analisar mudanças, nas práticas de ensino de professores do ensino fundamental, tendo em vista as especificidades de crianças que nasceram em meio à cultura digital; Propor, por meio de sequência didática, alternativas viáveis para integrar as tecnologias digitais de forma crítica, significativa e efetiva no processo de ensino-aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia envolve uma pesquisa qualitativa exploratória, com questionários virtuais e entrevistas semiestruturadas com professores, e análise dos dados coletados para entender as práticas atuais e propor melhorias. A pesquisa visa explorar as percepções dos docentes sobre as práticas de ensino no contexto da cultura digital, identificando suas necessidades específicas. Os resultados mostraram que os professores reconhecem a importância de repensar suas práticas para atender às crianças da cultura digital e vêm se adaptando gradualmente a essa realidade. A inserção de recursos tecnológicos de forma planejada tem despertado maior interesse e participação dos alunos nas aulas. As mudanças nas práticas docentes acontecem de modo progressivo e refletem a atenção dos professores às necessidades das turmas e ao seu papel como mediadores do conhecimento. Conclui-se que compreender esse processo contribui para valorizar o trabalho docente e fortalecer uma educação mais criativa, participativa e alinhada às novas gerações, em que o uso consciente das tecnologias favorece aprendizagens significativas e integra educação e cultura digital. Diante disso, propõe-se, como produto educacional, uma sequência didática interativa estruturada em quatro momentos.