Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRA MARQUES ALMEIDA E SILVA

DATA: 25/06/2024
LOCAL: ON LINE

O ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA: UMA RELAÇÃO ENTRE EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO

Ensino de Literatura. Formação literária. Experiência leitora.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Esta pesquisa refere-se ao ensino da leitura literária, considerando que a apropriação lúdica, o contato direto e a experiência com o texto vão se perdendo à medida que os discentes avançam nos anos de escolaridade. Assim, muitos chegam ao final da Educação Básica aversos a esse tipo de leitura e sem uma formação literária que embase sua continuidade fora do ambiente escolar. Dessa forma, entendendo que a leitura acontece na singularidade, subjetividade e interioridade em um processo de atravessamento do texto capaz de proporcionar uma “saída de si” para se confrontar com o que se era antes desse encontro (Goulart, 2023), tem-se como questão que norteia essa pesquisa: como os estudantes e professores percebem o ensino de literatura nos anos finais do ensino fundamental e no Ensino Médio? O que se propõe, enquanto práticas pedagógicas, quando se pensa no ensino de literatura no atual modelo escolar, especificamente, nos anos finais do ensino fundamental e no Ensino Médio? Nesse sentido, tem por objetivo identificar práticas de ensino de literatura nos anos finais do ensino fundamental e no Ensino Médio, a fim de compreender como esse ensino pode se concretizar a partir da perspectiva da experiência literária.  Para isso, propõe-se uma pesquisa social aplicada, descritiva, de abordagem qualitativa e quantitativa a partir de uma revisão bibliográfica com levantamento de dados secundários e com dados primários coletados por meio de pesquisa de campo. Dessa forma, serão aplicados questionários para cerca de 50 professores e 100 alunos do Ensino Fundamental anos finais e do Ensino Médio que atuam em escolas estaduais mineiras. A fundamentação teórica parte dos estudos de Benjamin (1987), Colomer (2007), Compagnon (1999; 2009), Cosson (2014), Larrosa (2002, 2015) Cechinel (2018) e Goulart (2023).  Para a análise de dados será utilizada a “análise de conteúdo” proposta por Bardim (1997) seguindo-se as três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados, interpretação e inferência. Os estudos têm apontado a necessidade de um ensino de literatura pautado na experiência do aluno com o texto com vistas à formação e transformação do leitor. Nesse sentido, observa-se a relação dessa perda com uma gradual diminuição de espaço da Literatura nas instituições escolares que se voltam cada vez mais para a preparação para o mercado de trabalho em uma direção contrária às exigências da leitura literária enquanto experiência como algo que nos “toca” e nos “passa”. Como produto educacional propõe-se a elaboração e um Caderno Didático, a fim de oferecer propostas didáticas de trabalho com a leitura literária para o Ensino Fundamental.

Interno - RODRIGO GARCIA BARBOSA (Membro)
Externo à Instituição - LUIZ HENRIQUE CARVALHO PENIDO - UNIMONTES (Membro)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Suplente)