Banca de QUALIFICAÇÃO: ANGÉLICA SOUZA MARANHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANGÉLICA SOUZA MARANHA
DATA: 20/06/2024
LOCAL: ON LINE

LOUSA DIGITAL NA ALFABETIZAÇÃO: A APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA MEDIADA POR RECURSOS MULTIMÍDIA

Alfabetização. Recurso Multimídia. Práticas Pedagógicas. Multiletramento. Lousa digital. Tecnologia digital.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Este trabalho tem como centralidade as discussões sobre as tecnologias digitais no contexto escolar, de modo específico em relação ao uso da lousa digital na alfabetização, enfatizando práticas acerca da leitura e da escrita mediada pelos recursos multimídia. Diante disso, esta pesquisa tem por objetivo identificar as práticas pedagógicas desenvolvidas com a lousa digital no processo de alfabetização pelos profissionais docentes, com a finalidade de compreender a relevância das práticas pedagógicas diferenciadas, a partir do uso das tecnologias digitais, para a aprendizagem da leitura e da escrita. O estudo busca verificar quais mudanças ocorrem na prática docente com a inserção das tecnologias digitais; identificar as alterações nas práticas de ensino do quadro negro para o lousa interativa, e de que modo são mais benéficas e favoravéis ao desenvolvimento escolar mais amplo e concreto. Para isso, desenvolvolve-se uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, a partir do acompanhamento de atividades de leitura e escrita realizadas com a lousa digital em turmas de alfabetização. Para fundamentar as discussões teóricas busca-se nos estudos de Soares (2018) sobre alfabetização; nos estudos de Coscarelli e Ribeiro (2011) sobre letramento digital e de Rojo (2012) sobre multiletramento, nos estudos de Nóvoa (2006) sobre formação docente. Contudo, enfatiza o uso da lousa digital na alfabetização, no desenvolvimeto da leitura e escrita nas práticas pedagógicas em sala de aula. Sendo assim, está pesquisa é relevante para futuros estudos sobre as inovações pedagógicas nas escolas direcionadas a alfabetização dos estudantes.

Externo à Instituição - JULIANNA SILVA GLÓRIA - UFMG (Membro)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)
Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)
Externo ao Programa - ESTELA APARECIDA OLIVEIRA VIEIRA - DED/FAELCH (Suplente)