Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA DE CARVALHO COSTA

DATA: 27/06/2024
LOCAL: ON LINE

PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E MEDIAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Mediação literária; Compreensão leitora, Leitura Literária.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Esta pesquisa considera a leitura um processo em que o leitor atua como sujeito ativo, construtor de sentidos, para a compreensão do texto, em que interrelacionam seus conhecimentos prévios e tem um papel fundamental para aproximação da cultura, constituindo e transformando a sua relação com o mundo, com o outro e consigo mesmo. Diante disso, parte-se da premissa de que a leitura literária é uma prática essencial para a formação de leitores e para a compreensão leitora, na qual possibilita e instiga a curiosidade, criatividade, além de contribuir para o desenvolvimento do imaginário coletivo. A pesquisa tem como base a hipótese de que as atividades e mediações por meio da leitura literária na escola podem contribuir para o desenvolvimento integral da criança, além de provocar reações e interações da criança leitora com a narrativa que ouviu, desde que a relação entre leitor e texto seja realizada de forma significativa. A leitura literária por ser vista como uma atividade essencial no contexto social e escolar, como uma das ações fundamentais para o currículo das instituições, principalmente no que tange a Educação Infantil, esta pesquisa assume como objetivo geral analisar ações de mediação leitora, em atividades de leitura literária em 4 turmas da Educação Infantil. Para isso, será realizada uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, que estabelece como instrumentos de coleta de dados a observação e o registro em diário de campo das ações de mediação da leitura, de quatro professoras atuantes na Educação Infantil com crianças de 5 e 6 anos de uma escola do localizada em uma cidade do Campo das Vertentes, Minas Gerais. Para orientar a análise dos dados coletados, busca-se apoio nos estudos de Cosson (2007; 2016; 2019) e Paulino (2014) a respeito da leitura literária e letramento literário; de Koch e Elias (2011), Martins (2006), Soares (2001) sobre leitura, e Bajour (2012), Colomer (2003) Cerrillo (2004), Petit (2008) sobre a mediação leitora, dentre outros autores que discutem sobre o tema. Pretende-se ao final elaborar e aplicar um minicurso com alunos da graduação sobre as atividades de leitura literária e mediação leitora.

Externo à Instituição - PRISCILA DANIELE LADEIRA - UFV (Suplente)
Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Suplente)
Externo à Instituição - KENIA DE ADRIANA AQUINO - UFG (Membro)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)