Banca de QUALIFICAÇÃO: BARBARA TATIANE SANTOS CARVALHO

DISCENTE: BARBARA TATIANE SANTOS CARVALHO
DATA: 19/06/2024
LOCAL: google meet

DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: (DES)CONSTRUÇÕES DE MASCULINIDADES E FEMINILIDADES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Dança; Gênero; Sexualidades; Feminilidades; Masculinidades; Educação de Jovens e Adultos.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

Algumas das práticas corporais abordadas no cotidiano das aulas de Educação Física escolar são construídas e constituídas a partir dos pressupostos da masculinidade hegemônica, da feminilidade e das questões referentes às sexualidades. Perante isto, este trabalho busca analisar as representações hegemônicas de gênero e como elas regulamentam as práticas pedagógicas envolvendo a dança na Educação de Jovens e Adultos, em uma escola pública localizada no Sul de Minas. Uma vez que, frequentemente, esta modalidade se apresenta como espaço de reserva do gênero feminino, sendo não tematizada, nem tampouco trabalhada no contexto educacional de forma abrangente. A partir disto, surge o seguinte questionamento orientador do nosso estudo, a saber: como a naturalização das desigualdades de gênero e a maneira como os/as jovens e as/os adultas (os) usam seus corpos no espaço escolar afetam os processos de aprendizagem da dança nas aulas de Educação Física? Como percurso metodológico, partiremos de uma revisão bibliográfica na busca da construção de conceitos sobre a temática de gênero, masculinidades, feminilidades, sexualidades e as pedagogias da dança. A coleta de dados será realizada em uma instituição pública estadual em um município no Sul de Minas por meio de diário de campo e entrevistas semiestruturadas, utilizando para interpretação do material empírico a análise textual discursiva. O estudo terá o prazo de execução de dois anos, e espera-se como resultado, a confecção de um curso de extensão a ser ofertado em parceria com a Universidade, tendo como público alvo as/os professores/as da rede pública e privada e as/os discentes do curso de graduação em Educação Física das instituições da cidade.

Externo à Instituição - VIVIAN MARINA REDI PONTIN - UNICAMP (Suplente)
Interno - RUBENS ANTONIO GURGEL VIEIRA (Membro)
Interno - KLEBER TUXEN CARNEIRO AZEVEDO (Suplente)
Presidente - FABIO PINTO GONCALVES DOS REIS (Membro)