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Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ MARIA DE NAZARE SIQUEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BEATRIZ MARIA DE NAZARE SIQUEIRA
DATA: 10/07/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Via google meet
TÍTULO:

INVESTIGAÇÃO DIDÁTICA NA PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Investigação didática; pesquisa-formação; professores iniciantes; práticas de ensino.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino
RESUMO:

No decorrer da trajetória docente o professor se depara com constantes desafios, pois tendo em vista que a aprendizagem significativa ocorre provocada por um processo de ensino organizado e sistematizado, com objetivos bem definidos e metodologias condizentes e não por acúmulo ou mesmo a memorização de informações, promover um processo de ensino que seja permeado de sentido e significado tem sido cada vez mais desafiador. Desse modo, percebemos a importância de professores que busquem outras alternativas de ensino, métodos mais dinâmicos, alinhados às novas demandas sociais. Nesse sentido o objetivo da pesquisa é analisar as possibilidades de aprimoramento e reflexão das práticas de ensino desenvolvidas por professores iniciantes atuantes no ensino fundamental por meio do uso da investigação didática. Para tanto, pretende-se desenvolver uma pesquisa-formação de cunho qualitativo dialogando com alguns autores que fazem parte da linha teórica sobre investigação didática, práticas pedagógicas e professores iniciantes e prática de ensino, a saber André e Pontin (2010), Garcia (2010); Papi (2010); Romanovisk e Martins (2013); Huberman (200), Libâneo (2013) entre outros. A análise de dados será realizada a partir da coleta de registros reflexivos (diário de bordo) e de conversas áudio gravadas transcritas dos encontros formativos que acontecerão no decorrer da pesquisa. Contudo, pretende-se apresentar a partir da análise dos dados as melhorias na prática docente mediante inserção da investigação didática como um recurso que também pode promover constantes momentos de reflexões ao professor sobre a própria prática e ao fim elaborar um material orientador do uso da investigação didática destinado aos professores iniciantes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)
Externo à Instituição - MARIA DE FÁTIMA ANDRADE - USP (Membro)
Interno - GLAUCIA SIGNORELLI DE QUEIROZ GONCALVES - UFU (Membro)
Presidente - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Membro)
Externo à Instituição - ANA LUCIA MADSEN GOMBOEFF - PUC - SP (Suplente)
Notícia cadastrada em: 22/06/2024 20:32
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