Banca de QUALIFICAÇÃO: KÊNIA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KÊNIA ROCHA
DATA: 12/07/2024
LOCAL: Videoconferência pelo Google Meet

POLÍTICAS PARA PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO

Evasão Escolar. Ensino Superior. Pesquisa qualitativa. Sistema Federal de Ensino. Engajamento acadêmico

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional

Este estudo tem o objetivo de identificar as possíveis políticas institucionais e ações que favorecem a permanência de estudantes nos cursos de graduação de uma universidade pública. As políticas de acesso à educação superior no Brasil foram ampliadas nas últimas décadas, entretanto, os índices de conclusão de cursos de graduação ainda são baixos. Os fatores responsáveis pela evasão de estudantes são múltiplos, portanto é imprescindível entender as diversas dimensões da permanência e a importância das políticas institucionais neste contexto. O aumento dos índices de concluintes em cursos de graduação representa um ganho social, com pessoas mais capacitadas nos diversos setores da sociedade; um ganho financeiro, devido aos investimentos que se tem nas instituições de educação superior; além do ganho individual, porquanto os concluintes estarão qualificados para o trabalho, tendo melhores perspectivas de vida, podendo também continuar os estudos em pós-graduação. A abordagem de pesquisa será qualitativa, utilizando o método Estudo de Caso. Os dados serão analisados a partir da análise de conteúdo, buscando estabelecer interpretações e relações com o referencial teórico. Como resultado, espera-se evidenciar uma contribuição para o planejamento e a implementação de políticas e ações institucionais que potencializem a permanência estudantil na educação superior.

Presidente - RONEI XIMENES MARTINS (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Membro)
Externo à Instituição - LARISSA CRAVALHO SOARES AMARAL - IF MG (Membro)
Interno - FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA (Suplente)