Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANA PAULA GUEDES

DISCENTE: ADRIANA PAULA GUEDES
DATA: 16/07/2024
LOCAL: Videoconferência pelo Google Meet

APROPRIAÇÃO CRÍTICA DAS TDIC NO ENSINO FUNDAMENTAL: LEGISLAÇÃO, APLICAÇÃO E POSSIBILIDADES

Apropriação das TDIC. Currículo. Educação. Ensino Fundamental. Educação Mediada por Tecnologias

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

A pesquisa tem por objetivo verificar a apropriação das tecnologias digitais de informação e Comunicação (TDIC) como tema curricular pelas instituições de ensino da educação básica, tendo como referência a Política Nacional de Educação Digital. Uma vez que as tecnologias estão presentes em várias atividades cotidianas e, assim, não podem mais ser ignoradas ou excluídas da escola, torna-se necessário ponderar sobre o uso das TDIC de forma crítica no ambiente de aprendizagem. Ademais de conhecer as boas práticas e evidenciá-las para se refletir acerca do aperfeiçoamento dos currículos escolares, também é relevante analisar o processo de apropriação das TDIC enquanto tema curricular de algumas instituições de ensino, verificando seus possíveis avanços e retrocessos. Para tanto, será realizada a pesquisa documental do Projeto Político Pedagógico de três escolas do município de Belo Horizonte cujas informações serão analisadas com base na Teoria Fundamentada (Grounded Theory). Espera-se, desse modo, diagnosticar, através de uma abordagem qualitativa, elementos de planejamento que desvelem o alinhamento ou distanciamento do fazer escolar em relação aos pressupostos da literatura especializada, da qual se fará pesquisa bibliográfica. A pesquisa se justifica em função do impacto das TDIC no âmbito social e cultural e, consequentemente, à formação cidadã dos estudantes.

Externo à Instituição - ALESSANDRA RODRIGUES - UNIFEI - UNI (Membro)
Externo ao Programa - LETICIA MENDONCA LOPES RIBEIRO - DPE/FAELCH (Suplente)
Interno - BRAIAN GARRITO VELOSO (Membro)
Presidente - RONEI XIMENES MARTINS (Membro)