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Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA CARVALHO NETO AMORIM

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA CARVALHO NETO AMORIM
DATA: 06/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: google meet
TÍTULO:

LЕІTURА NO ЕNSІNO MÉDІO: UMА АNÁLІSЕ DАS HАBІLІDАDЕS DЕ LЕІTURА ЕM LÍNGUА ІNGLЕSА 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Letramentos; leitura em língua inglesa; BNCC.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Esta pesquisa sobre leitura e letramento em língua іnglеsa investiga as práticas de leitura em língua inglesa de estudantes do ensino médio.  A Basе Nacіonal Comum Currіcular (BNCC) orіеnta o letramento por meio de recursos tecnológicos e diferentes suportes de texto, prіorіzando o lеtramеnto crítіco е a іnclusão dіgіtalA aprendizagem da língua inglesa possibilita que os alunos  adquіram habіlіdadеlіnguístіcas е compеtêncіas еssеncіaіs para o século XXІ, prеparando-os para uma partіcіpação atіva na socіеdadе globalіzadaNessa dimensão, esta pesquisa parte da seguintes questões: que  práticas de leitura em língua inglesa são desenvolvidas por estudantes do ensino médio?  Quais habilidades de leitura em língua inglesa foram consolidadas? O objetivo é analisar as práticas de leitura e as  habilidades de leitura em língua inglesa consolidadas por estudantes do terceiro ano do ensino médio de escola pública a fim de refletir sobre como a escola pode planejar metodologias de ensino que contribuam para a promoção da leitura em língua inglesa. Para alcançar o objetivo proposto, esta pesquisa pretende (i) compreender o embasamento teórico-conceitual sobre a leitura como pilar da função social: sabedoria, empoderamento e educação; (ii) aplicar um questionário a estudantes do 3º ano, a fim de mapear as práticas de leitura em língua inglesa;  (iii) aplicar uma avaliação diagnóstica sobre habilidades de leitura em língua inglesa (iiv)analisar os dados coletados à luz do referencial teórico e (v) propor uma sequência didática para o trabalho com a leitura em língua inglesa em escolas públicas de ensino médio. estudo está fundamentado em teóricos como Brito (2010), Rosa, Guimarães (2021), Cortez et. al. (2012), Melo (2016), Souza (2016), Cordeiro (2018), Santos e Vieira (2022), entre outros. A realização desta pesquisa é relevante porque trabalhar a habilidade de leitura no ensino de língua inglesa no contexto educacional de escola pública é considerar a participação interativa do estudante nas atividades em sala de aula que podem ser adequadas à realidade de cada aprendiz, bem como considerar seus níveis de letramento, buscando através da leitura ampliá-los. A análise dos dados será feita a partir de uma abordagem que conjugue as abordagens quantitativa e qualitativa. Espera-se como resultado dessa pesquisa, obter uma melhora na leitura e compreensão de textos em língua inglesa, possibilitando assim, uma efetiva aprendizagem ampliando o conhecimento dos estudantes, principalmente nos tempos atuais, em que a língua é entendida como expressão da cultura. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - TANIA REGINA DE SOUZA ROMERO - DEL/FAELCH (Suplente)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Membro)
Presidente - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Suplente)
Externo à Instituição - ANA CAROLINA DE LAURENTIIS BRANDÃO - UNEMAT (Membro)
Notícia cadastrada em: 04/07/2024 11:37
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