Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANE VASCONCELOS RODRIGUES

DISCENTE: LUCIANE VASCONCELOS RODRIGUES
DATA: 19/06/2024
LOCAL: ON LINE

Da escrita alfabética à ortográfica: um estudo acerca das dificuldades de apreensão do sistema de escrita

Sistema de escrita alfabética, ortografia, psicogênese da língua escrita.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

O presente trabalho se insere no escopo da apropriação do sistema de escrita alfabética e ortográfica, considerando a sua complexidade tanto para quem ensina, quanto para quem aprende. Assim, tendo em vista que a alfabetização se constitui como uma forma de aprendizagem evolutiva, que se desenvolve durante o período de escolarização, promover a consolidação das habilidades de escrita dentro das regras ortográficas estabelecidas, torna-se relevante. Nesse contexto, é preciso considerar que a realidade educacional aponta para um número expressivo de alunos com dificuldades no uso das regras de ortografia e, consequentemente, com muitos erros dessa natureza em suas produções escritas. Desse modo, como objetivo pretende-se identificar as dificuldades ortográficas e estabelecer sua relação com a apropriação e consolidação do sistema de escrita alfabética e ortográfica, com crianças do 5º ano do ensino fundamental, bem como propor atividades de intervenção pedagógica. Para tanto, será realizada uma pesquisa participante de abordagem qualitativa, em que a metodologia abordada inclui uma etapa de revisão bibliográfica dos conceitos relativos à escrita alfabética, aos níveis de evolução da escrita e aos erros ortográficos. Na segunda etapa se realizará pesquisa de campo para aplicação de atividade diagnóstica com crianças do 5. Ano, a fim produzir o material de análise e categorização dos erros apresentados, que servirá ainda como ponto de partida para a elaboração das intervenções necessárias. Assim, pretende-se elaborar como Produto Educacional um caderno com as intervenções realizadas, visando melhorar o desempenho das habilidades de uso da língua escrita, bem como, análise dos resultados obtidos no sentido de verificar a eficácia das intervenções executadas.

Interno - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)
Externo à Instituição - JULIANO GUERRA ROCHA - UFJF (Membro)
Externo à Instituição - JULIANNA SILVA GLÓRIA - UFMG (Suplente)
Presidente - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Membro)