Banca de QUALIFICAÇÃO: ALESSANDRO JOSÉ DA CUNHA

DISCENTE: ALESSANDRO JOSÉ DA CUNHA
DATA: 16/08/2024
LOCAL: Remota

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE MULTILETRAMENTOS: DIÁLOGOS E RESPONSABILIDADES FORMATIVAS

Leitura, multiletramentos, contexto escolar. Círculo de Bakhtin, ato responsável

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O presente trabalho propõe um estudo da leitura a partir da Pedagogia dos Multiletramentos. Aqui será investigado como os professores de língua portuguesa do 1º ano do Ensino Médio exploram o trabalho com esta pedagogia a fim de serem desenvolvidas habilidades de leitura. Os multiletramentos serão abordados como referência à capacidade de compreensão e comunicação por meio de diferentes modos de linguagem, como textos escritos, imagens, sons e vídeos. No contexto escolar, eles têm se tornado cada vez mais relevantes devido às demandas sociais, que exigem habilidades de leitura crítica e interpretação de textos multimodais. Essa abordagem, além de ampliar o conceito de leitura, prepara os alunos para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea, capacitando-os de forma efetiva a compreenderem e se comunicarem em um mundo globalizado e em constante mudança.

Presidente - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Membro)
Externo à Instituição - JANAINA DE ASSIS RUFINO - IFSUDESTE MG (Suplente)
Interno - ILSA DO CARMO VIEIRA GOULART (Suplente)
Interno - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)