Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA REGINA DE CASTRO

DISCENTE: CLAUDIA REGINA DE CASTRO
DATA: 14/06/2024

UM ESTUDO PRELIMINAR DE CURSINHOS  POPULARES DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM MINAS GERAIS

Cursinho Preparatório; Educação Popular; Extensão Universitária.

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

O foco desta pesquisa é um mapeamento das instituições de ensino superior públicas do estado de MG, verificando se suas ações extensionistas contemplam cursinhos populares. O estudo propõe-se a delinear o contexto dos cursinhos populares, apresentando suas relações com a extensão universitária e as formas como se organizam. A motivação para esta investigação deriva, dentre outros fatores, da experiência pessoal da pesquisadora em um cursinho popular, o que lhe proporcionou acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade. A importância deste estudo reside na análise do potencial desses espaços de aprendizagem, originados nos movimentos sociais, para promover a formação crítica e reflexiva dos jovens. Além disso, busca-se preencher uma lacuna na pesquisa sobre a relação entre cursinhos populares, juventude e educação.  A relevância da pesquisa reside em investigar qual é o potencial de formação crítica e reflexiva que os jovens encontram em um espaço de aprendizagem que tem sua gênese nos movimentos sociais. Neste contexto, o  problema de pesquisa que se delineia é: tendo em vista as desigualdades de acesso às universidades dos jovens de famílias historicamente oprimidas, de que modo são organizados os cursinhos populares promovidos por instituições públicas de ensino superior de MG como projetos de extensão? Neste sentido, tomou-se como objetivo geral mapear e caracterizar os cursinhos populares desenvolvidos como projetos de extensão, em específico aqueles vinculados a instituições de ensino superior públicas de MG. Derivando-se desse objetivo, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: 1- Mapear instituições de ensino superior públicas do estado de MG, verificando se suas ações extensionistas contemplam cursinhos populares. 2- Contextualizar os cursinhos populares, apresentando suas relações com a extensão universitária e analisando as formas como se organizam. 3- Identificar processos seletivos e formativos das equipes docentes que atuam nos CPs. 4- Elaborar proposta de produto educacional que atenda às demandas apresentadas pelas coordenações dos CPs. 5- Desenvolver uma proposta de curso online para educadores/as populares. O referencial teórico e a revisão apresentada, ao abordarem a origem dos cursinhos populares e sua relação com a extensão universitária, parte dos conceitos de juventude e sua relação com trabalho e escola para construir essa problematização. A proposta é de pesquisa qualitativa com os seguintes procedimentos: construção de referencial bibliográfico sobre o tema; mapeamento, levantamento e pesquisa dos cursinhos populares que são projetos de extensão das instituições públicas de MG. Os dados serão discutidos com as bases teóricas mobilizadas. Espera-se que o trabalho possa alargar o conhecimento sobre estratégias de democratização da educação e embasar eventuais outros projetos e políticas públicas.

Externo à Instituição - SYMAIRA POLIANA NONATO - UFMG (Membro)
Interno - LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA - CEFET/MG (Membro)
Externo à Instituição - JORDDANA ROCHA DE ALMEIDA - UFMG (Suplente)
Presidente - ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS (Membro)