Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELLE REGINA DE ASSIS SOUSA

DISCENTE: MARCELLE REGINA DE ASSIS SOUSA
DATA: 25/06/2024
LOCAL: Online

O IMPACTO DAS INTERVENÇÕES EDUCACIONAIS BASEADAS EM GÊNERO NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA: ANÁLISE CRÍTICA DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEGISLAÇÃO DE GÊNERO NA PRÁTICA EDUCATIVA

Gênero. Educação. Direitos Humanos. Diversidade. Ensino Fundamental.

SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

A pesquisa tem por objetivo compreender a problematização das discussões de gênero no ambiente escolar sob o prisma dos Direitos Humanos. Dessa forma, o trabalho partirá do conceito de gênero desenvolvido na teoria queer por Judith Butler considerando as contingências epistemológicas da sociedade brasileira. Pretende-se analisar o potencial de se abordar os debates atuais sobre o Gênero sob o ponto de vista legislativo para alunas(os) do ensino fundamental, bem como sua relevância na construção coletiva do respeito à diversidade dentro do espaço escolar. Utilizaremos principalmente para fundamentar nossas percepções as obras “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire e “Ensinando a transgredir” de bell hooks. Justifica-se a realização desta pesquisa, por se tratar de um tema social, cultural e político relacionado com a busca de alternativas para prevenir e combater à violência de gênero. O campo da educação representa um espaço com potencial de transformação dos sujeitos e da sociedade. A pesquisa é de caráter bibliográfica, com ênfase em obras clássicas do ramo de estudo, cumulada com revisão de artigos publicados nos últimos cinco anos. A análise dos conteúdos se ampara metodologicamente no ramo sociológico da escola bourdieusiana. Espera-se, como resultado dessa pesquisa, obter indicadores face à viabilidade da inclusão dos estudos relacionados à legislação de gênero nos currículos escolares através dos temas contemporâneos transversais (TCTs) associados aos Direitos Humanos.

Externo ao Programa - MARIANA BARBOSA DE SOUZA - DAP/FCSA (Membro)
Presidente - LUIZ FERNANDO DE OLIVEIRA - CEFET/MG (Membro)
Externo à Instituição - GUILHERME SCODELER DE SOUZA BARREIRO - UNILAVRAS (Suplente)
Interno - ELIASAF RODRIGUES DE ASSIS (Suplente)