Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA GONÇALVES DE FARIA CUNHA

DISCENTE: RENATA GONÇALVES DE FARIA CUNHA
DATA: 10/07/2024
LOCAL: google meet

PRÁTICAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL: O TRABALHO    COM O GÊNERO ARTIGO DE OPINIÃO NO 9º ANO.

Palavras-chave: Produção textual. Artigo de opinião. Práticas metodológicas.

A produção textual é uma prática de linguagem relevante, pois possibilita a interação. Produzir um texto, seja oral, escrito ou multissemiótico, é uma atividade que exige do produtor um conjunto de conhecimentos e de atitudes fundamentais para que os objetivos pretendidos sejam alcançados. Devido à relevância da produção textual em uma sociedade, trata-se de uma atividade cujo ensino precisa ser sistematizado em sala de aula. Assim, o presente trabalho elege como tema a produção textual do gênero argumentativo, com foco no artigo de opinião e tem como objetivo geral, investigar as estratégias argumentativas utilizadas por alunos do 9º ano para produzi-lo. Busca ainda, analisar as metodologias de ensino que contribuem para a escrita do gênero em questão. Os objetivos específicos são: (i) ampliar as discussões teóricas e aprofundar conhecimentos sobre competência escritora; (ii) analisar as metodologias que favorecem o ensino da produção do artigo de opinião (iii) avaliar o uso de metodologias ativas que facilitam o trabalho da produção textual. A pesquisa, de abordagem qualitativa, consistirá em um estudo de caso, por meio de pesquisa-ação da qual participarão alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, do EFII, de uma escola pública estadual de Formiga- MG. André (2005, p. 19), denomina o estudo de caso como “um estudo em profundidade de um fenômeno educacional, com ênfase na sua singularidade”. Segundo Moreira e Caleffe (2008, p. 73), “[...] a pesquisa qualitativa explora as características dos indivíduos e cenários que não podem ser facilmente descritos numericamente.” O estudo está fundamentado em teóricos como Bakhtin (2008), Gomes (2014), Lima e Marcuschi (2021), Koch e Elias (2006), além do documento da BNCC.  Ao desenvolver a pesquisa será necessário entender o perfil desta geração de estudantes e por isso serão aplicados questionários com vistas a mapear o perfil dos sujeitos participantes. Também serão aplicadas atividades de produção textual com vistas a trabalhar com o artigo de opinião, por meio de metodologias inovadoras. O primeiro texto produzido pela turma servirá de diagnóstico para a pesquisa em questão e, a partir dele, pretende-se identificar os conhecimentos já consolidados sobre estratégias argumentativas. O trabalho é relevante, pois, traz reflexões sobre as diferentes práticas metodológicas nas aulas de produção de texto usadas, além de contribuir para a difusão do conhecimento para professores e pesquisadores que buscam estudar e usar metodologias facilitadoras nas aulas de produção textual. Consideram-se, portanto, relevantes as reflexões sobre as repercussões, implicações e consequências desses recursos no trabalho didático e pedagógico. A oportunidade permitirá promover aulas diversificadas, estimulando, portanto, o surgimento de escritores cada vez mais participativos e críticos.

Externo à Instituição - ROSANGELA RODRIGUES BORGES - UNIFAL (Membro)
Interno - PATRICIA VASCONCELOS ALMEIDA (Suplente)
Externo à Instituição - NÁDIA DOLORES FERNANDES - UFSJ (Suplente)
Presidente - MAURICEIA SILVA DE PAULA VIEIRA (Membro)