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Banca de QUALIFICAÇÃO: GERLANE GARCIA TEIXEIRA REIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERLANE GARCIA TEIXEIRA REIS
DATA: 04/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: defesa em formato remoto
TÍTULO:

O TRABALHO COM CHARGE ANIMADA EM SALA DE AULA: POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES


PALAVRAS-CHAVES:

Multiletramentos. Leitura. Charge animada. Formação de Professores.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo principal explorar propostas metodológicas para o trabalho com charge animada, sob uma ótica da teoria dos multiletramentos. Para tanto, esta dissertação apresenta o seguinte desenho metodológico: 1) pesquisa bibliográfica e 2) produto educacional. A pesquisa bibliográfica fundamenta as discussões propostas, sendo constituída por três partes basilares: a) O ensino da leitura na perspectiva dos multiletramentos; b) O gênero charge animada: modos de organização e de funcionamento e c) Orientações metodológicas para o trabalho com o gênero charge em sala de aula. Para tal, são adotados os pressupostos teóricos do campo sociointeracionista da linguagem e da Teoria da Multimodalidade. No contexto da discussão teórica, foi selecionada a charge animada “Racismo Democrático”, de Maurício Ricardo (2018) para uma exemplificação de questões abordadas pelo referencial bibliográfico adotado, de modo a favorecer a compreensão das especificidades do gênero textual objeto de estudo desta dissertação. Com vistas à articulação entre teoria e prática, foi proposta como produto educacional uma sequência didática, destinada à formação de professores que atuam em turmas de Ensino Médio. Para tal foi selecionada a charge animada “Na delegacia, noite dessas”, de autoria de Maurício Ricardo. Os resultados desta pesquisa sinalizam contribuições para a discussão de um gênero que ainda apresenta incipientes usos para fins educativos. A discussão aqui realizada sinaliza reflexões para a sistematização necessária ao desenvolvimento científico (discussões teóricas e metodológicas para o trabalho com gêneros multissemióticos), para a formação de professores e melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem (a partir do caderno pedagógico). Ademais, a pesquisa pode contribuir com a discussão sobre temas transversais, considerando que as charges sugerem o desenvolvimento crítico sobre questões sociais que podem auxiliar, de maneira positiva, a formação cidadã.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Suplente)
Externo ao Programa - JACILUZ DIAS FONSECA - DEL/FAELCH (Membro)
Externo à Instituição - ISABELLA BACHA FERREIRA - UNINOVE (Suplente)
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - BRUNA DA SILVA CAMPOS - UNESP (Membro)
Notícia cadastrada em: 12/06/2024 12:09
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