Banca de QUALIFICAÇÃO: LAURA MENDES CLARO

DISCENTE: LAURA MENDES CLARO
DATA: 02/07/2024
LOCAL: defesa em formato remoto

A RETEXTUALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O TRABALHO COM LEITURA E A PRODUÇÃO DE VIDEOANIMAÇÃO

Leitura. Produção de textos. Multiletramentos. Retextualização. Formação de Professores.

SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

Esta dissertação elege como objeto de estudo os textos multissemióticos, que se caracterizam por congregar diferentes modos/recursos de linguagens (palavras, imagens, sons, cores, gestos, expressões faciais, olhares, movimentos, iluminação, enquadramentos, saliências etc.). No contexto do processo de ensino e de aprendizagem, a leitura e a produção desses textos demandam estratégias metodológicas para um adequado processo de produção de sentidos. Desse modo, o trabalho com esse tipo de produção assume relevância em função da importância de uma formação voltada para o exercício da cidadania, uma vez que os textos que circulam na sociedade da informação têm como característica basilar a congregação de diferentes semioses. Essa questão tem sido amplamente discutida pelo campo teórico da Pedagogia dos Multiletramentos, que destaca a necessidade de novas ferramentas e práticas educativas, tanto para a produção quanto para a análise crítica dos textos. Diante disso, esta dissertação, a partir de uma proposta de intervenção para o ensino de língua materna, buscou analisar os recursos semióticos em uma atividade didática de retextualização do gênero conto popular para o gênero videoanimação. Para tal, este trabalho inclui uma pesquisa bibliográfica constituída por duas partes: a) caracterização dos pressupostos teóricos relacionados à Pedagogia dos Multiletramentos; b) caracterização dos processos de retextualização. Além disso, foi desenvolvida uma pesquisa-intervenção que resultou no produto educacional, envolvendo uma proposta de atividade de retextualização do gênero conto para o gênero videoanimação. A pesquisa-intervenção foi realizada em uma turma de alunos de 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública, culminando na produção de três videoanimações. A partir da pesquisa empreendida foi possível ampliar os estudos teóricos e metodológicos sobre práticas de leitura e escrita, explorar diferentes linguagens, promover habilidades relacionadas aos multiletramentos, contribuindo para a formação de professores de língua portuguesa.

Externo à Instituição - ALINE TORRES DE SOUSA CARVALHO - IFMG (Suplente)
Externo à Instituição - CAROLINA ALVES FONSECA - UFJF (Membro)
Externo ao Programa - JACILUZ DIAS FONSECA - DEL/FAELCH (Membro)
Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Suplente)