Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA GOMES DA COSTA E QUEIROZ

DISCENTE: FERNANDA GOMES DA COSTA E QUEIROZ
DATA: 28/06/2024
LOCAL: webconferência (Meet)

MOTIVOS E EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PARA O INGRESSO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Ensino Superior, Processo Seletivo, Escolha Profissional

SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional

Definir o futuro profissional é um dos principais desafios para os estudantes do Ensino Médio. É nessa etapa que eles precisam optar por uma carreira, direcionando-se para o ensino superior, para cursos profissionalizantes e/ou para o mundo do trabalho. Neste contexto, apresenta-se pesquisa cuja questão-problema é: como o estudante do Ensino Médio baliza suas escolhas para o ingresso no Ensino Superior? Ela se justifica pela percepção dos pesquisadores quanto à inquietude que esta etapa traz a este grupo, uma vez que a base conteudista da educação básica oferece poucas oportunidades de reflexão sobre a questão laboral, bem como o cenário atual de queda expressiva das matrículas iniciais no ensino superior brasileiro. Para responder à questão foi definido o seguinte objetivo: identificar possíveis expectativas e motivos que influenciam o aluno do ensino médio na escolha do curso superior e da instituição que pretende ingressar. Para alcança-lo foi planejada pesquisa quati-qualitativa do tipo Survey, com coleta de dados por meio de formulário eletrônico inserido no site do Processo de Avaliação Seriada (PAS) da UFLA, Universidade Federal de Lavras. A metodologia para análise dos dados se fundamenta na Teoria Fundamentada em Dados (TFD), de Kathy Charmaz. A TFD foi adotada pela natureza exploratória e aberta que preconiza tanto para a obtenção dos dados quanto para sua análise, que são considerados elementos precursores para a elaboração intelectuais que resultam em triangulações entre os fenômenos factuais observados e as teorizações e hipotetizações oferecidas pela literatura. A pesquisa se encontra na fase de análise preliminar da coleta de dados, com resposta de cerca de 1000 participantes já coletadas. Espera-se, como resultado, conseguir elucidar as principais expectativas e motivos que impelem o estudante egresso do ensino médio para a busca pelo ingresso no Ensino Superior, além de detectar motivos o levam a desistir do ingresso no ambiente universitário. Estas informações são úteis para o planejamento de estratégias de adequação do processo de ingresso, e indiretamente dos cursos, aos interesses e expectativas dos estudantes da educação básica. Como desdobramento, espera-se, também, a reunião de requisitos necessários para a criação de uma Persona representativa da instituição para a comunicação e busca pelo engajamento dos jovens nas redes sociais do processo seletivo da instituição.

Externo à Instituição - GERALDO JOSE RODRIGUES LISKA - UNIFAL (Suplente)
Interno - GIOVANNA RODRIGUES CABRAL (Membro)
Externo à Instituição - PAULO ROBERTO RODRIGUES DE SOUZA - UNIFAL (Membro)
Interno - REGILSON MACIEL BORGES (Suplente)