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Banca de QUALIFICAÇÃO: LARA TRANALI MENDONÇA OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARA TRANALI MENDONÇA OLIVEIRA
DATA: 03/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: formato remoto
TÍTULO:

CURADORIA DE LIVES ACADÊMICAS: POTENCIALIDADES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS


PALAVRAS-CHAVES:

Multiletramentos. Curadoria digital. Lives acadêmicas. Formação de professores. Roxane Rojo.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

O estudo pretende problematizar questões teóricas relacionadas à formação de professores de língua portuguesa, sob a perspectiva dos multiletramentos. A partir de experiências vivenciadas durante o contexto pandêmico, surgiu o gênero textual “live acadêmica”(em inglês “ao vivo”), que corresponde a uma transmissão, em tempo real, de áudio e vídeo em mídias sociais, abarcando especialistas em determinadas áreas de conhecimento. Nesse sentido, esta dissertação elege como objetivo geral realizar uma curadoria digital de lives acadêmicas, que tiveram a participação da professora e pesquisadora Roxane Rojo, na condição de ministrante. A escolha do nome da referida professora se deu em função da referência para a formação de professores na perspectiva da multiletramentos. Assim, este trabalho propõe os objetivos específicos: a) compilar pesquisas realizadas sobre o procedimento de curadoria digital e sua relevância como acervo videográfico; b) compilar pesquisas sobre a importância das discussões acerca dos multiletramentos para a formação de professores; c) realizar uma curadoria digital de lives acadêmicas em que a professora e pesquisadora Roxane Rojo atua na condição de conferencista. para auxiliar na formação dos professores da educação básica. Desse modo, esta pesquisa se organiza metodologicamente por dois tipos de pesquisa. O primeiro, constituído por uma pesquisa de cunho bibliográfico/webliográfico, tem por proposta socializar resultados de pesquisa sobre a curadoria digital e sobre os multiletramentos, com foco direcionado para a formação de professores. O segundo tipo, constituído por uma curadoria digital, tem por proposta organizar um acervo de lives acadêmicas ministradas por Roxane Rojo. O referido acervo, que se configura como o produto educacional exigido pelos programas de pós-graduação, na modalidade profissional, tem como propósito construir um banco de dados de pesquisas sobre multiletramentos, viabilizando possibilidades de formação docente, de modo mais sistematizado. A partir da pesquisa realizada, foi possível constatar que o procedimento de curadoria digital pode trazer contribuições para a formação de professores, seja pela facilidade de acesso às lives acadêmicas (aberto), seja pela diversificação de estratégias de formação. Além disso, os resultados também apontam que as discussões sobre multiletramentos podem propiciar uma formação docente de modo mais crítico e contextualizado, o que pode favorecer o desenvolvimento de práticas de ensino mais condizentes com as demandas da sociedade digital. Por fim, esta dissertação apresenta uma proposta de curadoria de lives acadêmicas sobre multiletramentos e formação de professores, o que além de propiciar um direcionamento aos docentes para o acesso às produções sobre uma temática de exponencial relevância para o contexto educacional atual, promove a valorização do trabalho de uma pesquisadora brasileira, que é referência para a formação docente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - MARCO ANTONIO VILLARTA NEDER (Suplente)
Externo ao Programa - JACILUZ DIAS FONSECA - DEL/FAELCH (Membro)
Externo à Instituição - ISABELLA BACHA FERREIRA - UNINOVE (Suplente)
Presidente - HELENA MARIA FERREIRA (Membro)
Externo à Instituição - DANIELA DA SILVA VIEIRA - UFJF (Membro)
Notícia cadastrada em: 14/06/2024 10:07
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